Scania investe R$ 230 mi em produção e concessionárias no interior do país

Para acompanhar o aumento da demanda por caminhões por parte do setor agrícola, a Scania vai iniciar em 2014 um processo de interiorização de suas revendas.

Serão investidos aproximadamente R$ 130 milhões na ampliação e na reestruturação da rede de lojas da montadora sueca no país.

“Se olhar o mapa atual de concessionárias, a maioria está mais próxima da costa, que é onde existiam antes os eixos econômicos”, afirma Roberto Leoncini, que comanda a empresa no Brasil.

“A gente tem agora que seguir mais para o interior do país para suportar nossos clientes nas novas fronteiras de expansão agrícola”, diz.

Nesse plano, regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste deverão ganhar unidades.

A meta da empresa é chegar a 2016 com 134 concessionárias. Hoje, são 112.

Haverá ainda aportes em unidades existentes, em alguns casos para transferência por causa de restrições à circulação de caminhões.

“Em São Bernardo do Campo, [a concessionária] está praticamente dentro da cidade. Então, a gente deverá fazer algum investimento para sair em direção ao Rodoanel, por exemplo.”

Outros R$ 100 milhões serão injetados pela companhia em melhorias na fábrica de São Bernardo para suprir a alta da demanda.

O grupo fechará 2013 com 19,9 mil caminhões comercializados, um crescimento de quase 80% em relação a 2012.

A empresa tem neste ano o modelo mais emplacado no segmento de pesados: o R-440. Foram vendidos 9.498 unidades de janeiro a novembro, segundo a Fenabrave federação das distribuidoras.

Fonte: Folha de S.Paulo online