Seat só dá prejuízo

O Grupo Volkswagen, além da marca Volkswagen, é também proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Seat, Skoda, Aston Martin e Volkswagen Caminhões.

O presidente Winterkorn disse ainda que a Seat, marca espanhola que pertence ao grupo Volkswagen, “não tem um problema de produto, mas um problema de mercado”, ao anunciar uma perda de 78 milhões de euros em 2008, frente aos 8 milhões de lucro em 2007. Este balanço representa o retorno da Seat aos números vermelhos, em um momento no qual a empresa realiza uma mudança em sua direção.

A Seat anunciou na quarta-feira (11) a substituição de seu atual presidente, Erich Schmitt, pelo ex-principal responsável da Mazda Europa, James Muir, com efeitos a partir de 1º de setembro.

Na entrevista coletiva anual do grupo, Winterkorn disse que as perdas da Seat são de mercado, pois a marca, até tendo as linhas adequadas, foi especialmente atingida na Europa ocidental. Em consequência desta contração, as entregas de veículos da Seat caíram 14,6%, para 368 mil veículos.

Winterkorn disse que a Seat, em contrapartida, cresceu na Europa central e do leste. A Seat faturou 5,196 bilhões de euros no ano passado, o que representa uma redução de 11,9% a respeito de 2007, enquanto suas vendas mundiais chegaram a 375 mil unidades em 2008, 8,7% a menos.

Fonte: G1 Globo Online