Seguro de automóvel cresce 16,6%, para R$ 9,4 bi


As vendas de seguros subiram 16% e somaram R$ 41 bilhões no primeiro semestre deste ano, segundo números da Superintendência de Seguros Privados (Susep) consolidados pelo consultor Luiz Roberto Castiglione. No mesmo período do ano passado, as vendas somaram R$ 35 bilhões. Já o lucro das seguradoras ficou em R$ 4,2 bilhões contra R$ 5,1 bilhões em 2009. Os dados não incluem o seguro saúde.

O seguro de automóveis, que responde por quase 40% das vendas de seguros no Brasil, continuou embalado e cresceu 16,6%. Os prêmios somaram R$ 9,4 bilhões. Já a área de grandes riscos registrou queda de prêmios. O seguro de risco de engenharia (que cobre a construção de fábricas, usinas e rodovias) caiu 27%, com prêmios de R$ 228 milhões.

Castiglione acredita que o segundo semestre vai ser ainda melhor para o setor. “Historicamente, a economia apresenta maior crescimento no segundo semestre”, destaca, em relatório. Além disso, nos próximos meses devem ser fechados grandes contratos de seguro. O maior é a apólice de riscos de engenharia para a usina de Belo Monte, no Pará.

Além de aumento das vendas, o primeiro semestre foi marcado por redução de sinistralidade e melhora de eficiência. O índice combinado, que mostra a eficiência operacional das seguradoras (quanto menor, melhor) caiu de 95% para 93%. A sinistralidade caiu de 53% para 50%.

Fonte: Altamiro Silva Júnior, Agência Estado.

Fonte: Automotive Business