Selo do Inmetro está chegando para os pneus

Introdução vai até abril de 2018, quando a etiqueta estará em todo o varejo

MÁRIO CURCIO, AB | De Americana SP

Em abril deste ano, pneus de novas famílias já começam a receber o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Inmetro. Seguindo o Programa Brasileiro de Etiquetagem PBE, a identificação terá informações do componente em três quesitos: resistência ao rolamento, aderência no molhado e ruído externo. Em outubro do ano que vem, todos os componentes produzidos no Brasil ou importados terão de receber o selo.

Tanto a resistência à rodagem como a aderência no molhado receberão notas de A a G. Na medição de ruído haverá impressa a quantidade de decibéis e também ondas sonoras de uma a três. O PBE será adotado em pneus radiais para carros, picapes, utilitários, vans, caminhonetas, caminhões e ônibus. “Os selos do Inmetro serão colados somente nos pneus levados ao mercado de reposição. Os componentes instalados em carros zero-quilômetro não receberão a etiqueta”, afirma o gerente de marketing Vinícius Sá.

“A concepção do selo segue critérios europeus, mas no caso do Brasil é preciso respeitar os limites mínimos estabelecidos para os três quesitos”, diz Sá. Assim como ocorreu com outros itens para automóveis, como rodas de liga leve e baterias, por exemplo, a entrada em vigor do selo segue alguns passos a fim de permitir o comércio dos pneus antigos em estoque tanto pelas fábricas como distribuidores e lojistas.

Entre outubro de 2016 e março de 2017 as fabricantes e importadoras ainda podem vender pneus não etiquetados aos seus distribuidores. Em de abril de 2017, as indústrias e importadoras só poderão repassar pneus etiquetados. E estes terão até março do ano seguinte para esgotar os estoques antigos.

Desta forma, de abril de 2018 para frente, os pontos de venda para o consumidor final só poderão oferecer pneus com o selo do Inmetro. “O usuário ainda não sabe do que se trata o selo e certamente precisará desse tempo”, acredita Vinícius Sá.

Vale dizer que pneus lameiros ou de uso misto, naturalmente mais ruidosos e resistentes à rodagem, serão analisados dentro de categorias próprias para que não tenham suas notas prejudicadas na comparação com modelos específicos para asfalto.

Fonte: Automotive Business