Sem férias, produção pode passar de 3 milhões

Existe grande probabilidade da produção nacional de veículos totalizar 3 milhões de unidades em 2007 – e com isso a caixa de cerveja apostada por membros da diretoria da Anfavea deve mesmo ficar nas mãos dos que acreditaram que será superada a projeção oficial da entidade, de 2 milhões 975 mil veículos este ano. Isso porque muitas montadoras não farão as tradicionais paradas de fim de ano.

De dezoito fábricas consultadas por AutoData, em universo que corresponde a mais de 90% da produção nacional de veículos, dez plantas não concederão férias coletivas aos trabalhadores neste dezembro e continuarão a produzir.

Segundo a Anfavea as estimativas do setor são feitas de acordo com o programa de cada montadora, definido antecipadamente e já considerando períodos de férias coletivas. Como muitas já trataram de cancelar o período de descanso, deve ser superada a marca de 3 milhões de veículos produzidos neste ano. Para isso bastariam apenas acrescentar mais 25 mil unidades à projeção da Anfavea, o que equivale à produção de um mês completo só do Fiat Palio, por exemplo – aliás, a planta de Betim, MG, onde o modelo é produzido, manterá 30% da produção em atividade e dará férias alternadas com duração de dez a vinte dias.

Em Camaçari, BA, a produção da Ford seguirá sem paradas, mas as linhas de São Bernardo do Campo, SP, tanto de carros quanto de caminhões, terão recesso.

As linhas de produção da General Motors de São Caetano do Sul, São José dos Campos, ambas em São Paulo, e a linha gaúcha de Gravataí também trabalharão normalmente nos últimos dias do ano.

A Mitsubishi em Catalão, GO, também manterá suas linhas de produção a todo vapor, assim como a recém-inaugurada CAOA-Hyundai em Anápolis, GO.

As linhas da Volkswagen seguirão o mesmo ritmo do ano passado. As atividades na fábrica de motores de São Carlos, SP, e a produção do Fox e do Golf em São José dos Pinhais, PR, não param, como de costume. Em São Bernardo do Campo a produção do Pólo e do Fox terá férias, mas Kombi e Gol continuam sendo montados. Já os funcionários de Taubaté, SP, têm férias coletivas garantidas.

Para atender à demanda a fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, RJ, não suspenderá a produção. Segundo a empresa esta é a primeira vez que a produção não é suspensa nesse período desde a inauguração, em 2001.

Mesmo com a alta demanda por caminhões e as filas de espera noticiadas durante todo o ano, os trabalhadores da Iveco, Mercedes-Benz e Scania concederam as férias coletivas normais, ao contrário dos funcionários da Volkswagen Caminhões e Ônibus que não terão o recesso.
(Maira Nascimento)

Fonte: Boletim Autodata