Sem mudanças, Meriva 2009 ganha motor 1.4

Agência AutoInforme – Uma leve reestilização no desenho mas grande mudança na motorização. Esta é a Meriva 2009, que a GM está apresentando hoje. A minivan ganhou duas versões com motor 1.4 flex – a Joy e a Maxx, ambas com câmbio mecânico – o mesmo que equipa o Prisma e a família Corsa.

O motor tem potência de 105cv com álcool e 99cv quando abastecido com gasolina. Na parte externa, o capô recebeu nova grade com o emblema da marca, a traseira tem uma barra cromada abaixo da tampa do porta-malas, as lanternas têm lentes escurecidas e as rodas de alumínio têm novo desenho. As mudanças param por aí.

A Meriva com motor 1.8 permanece em linha, em três versões de acabamento: Premium, a esportiva SS e uma versão de entrada Expression, todas com câmbio Easytronic de série, não havendo mais a opção do câmbio manual.

As mudanças no carro devem reposicionar as vendas da Meriva. O motor 1.4 reduziu o preço de entrada em R$ 500,00, porém ganhou novos itens de série: ar condicionado, vidros e travas elétricas custando agora R$ 45.790,00. A expectativa é de aumento de vendas com a nova linha.

A introdução da versão Expression será para atender vendas de frotistas, que querem um carro automático com menor valor agregado.

Para o gerente de marketing do produto Hermann Mahnke, a colocação do motor 1.4 deve fazer as vendas da Meriva subir 30%, passando de 2,2 mil para 3 mil unidades/mês, sendo 70% da versão 1.4 e 30% da 1.8.

A Meriva ocupa a terceira posição no ranking de vendas do segmento, com 16.821 unidades vendidas de janeiro a agosto. Perde para o Idea, da Fiat, que vendeu 19.973 unidades no período e para o Fit, da Honda, o líder do segmento com 27.976 carros vendidos de janeiro a agosto.

O Fit foi o único modelo do segmento que cresceu acima da média do mercado (veja tabela): 32,6%. Todos os demais não acompanharam o crescimento de vendas este ano.

Ademir Gonçalves, de São Paulo
Fotos: divulgação

Fonte: Auto Informe