Sete cuidados para garantir a qualidade da revisão

Pegar a estrada é coisa séria. Por isso, antes de curtir o período de férias com a família, é preciso checar as condições gerais do carro para evitar transtornos pelo caminho.

Isso não significa apenas encostar o automóvel no mecânico e pedir para ele dar “aquela olhadinha”. Para garantir que a revisão de férias seja bem feita, vale tomar alguns cuidados.

Conversamos com Carlos Meinert, diretor de operações de serviço e atenção ao cliente da General Motors para entender o que é essencial em uma revisão. Confira:

1. Escolha um lugar de confiança

Segundo Meinert, a escolha adequada dos profissionais que vão lidar com o carro é primordial. “É preciso saber se o local escolhido tem tecnologia adequada para fazer o diagnóstico do veículo”, afirma. “Ferramentas especiais, que fazem a leitura dos computadores do carro, nem sempre estão disponíveis em oficinas não especializadas.”

Fique atento para não ser enganado. É preciso ter certeza de que o serviço será realizado por profissionais qualificados e bem treinados e que serão utilizadas somente peças originais na substituição.

2. Agende com antecedência

O ideal é não deixar a revisão de férias para a última hora. Assim, se houver necessidade de realizar algum serviço mais demorado, você terá tempo para isso. “No Serviço Chevrolet, há a opção de fazer o agendamento online, alternativa bastante prática para quem não quer perder tempo”, aponta Meinert.

3. Peça um orçamento antes de começar o trabalho

Revisões com preço fixo são uma grande ajuda na hora de programar os gastos. De toda forma, para evitar surpresas, peça para aprovar o orçamento antes da realização do serviço.

“Nas nossas concessionárias, o cliente é atendido pelo próprio técnico, que imediatamente faz o diagnóstico e entrega o orçamento para ele decidir o que deve ser feito”, diz o diretor da GM. Esse cuidado é muito importante para você saber, logo no início, quanto vai pagar.

4. Acompanhe o trabalho

A transparência da oficina na hora de entregar o carro também é um ponto de atenção destacado por Meinert: “Você tem a certeza de que tudo o que está na ordem de serviço foi realizado.”

O ideal é que a oficina, inclusive, permita que você acompanhe o trabalho do técnico. A possibilidade de agendamento prévio e o acompanhamento do trabalho eliminam a fila de espera. Nas concessionárias Chevrolet, o serviço é iniciado assim que o carro é entregue.

5. Observe as condições de rodas e pneus

Checar o estado dos pneus e a necessidade de alinhamento ou balanceamento das rodas é muito importante na revisão de férias, pois o carro vai, provavelmente, rodar de uma forma diferente da rotina.

Checar o estado dos pneus e dos sistemas do veículo são passos necessários para garantir a segurança (Getty Images)

Se você estiver acompanhando o trabalho do especialista, pode aprender com ele a verificar o estado desses itens e a necessidade de substituição. Você pode pedir para ele mostrar se há bolhas nos pneus ou desgaste irregular na banda de rodagem, por exemplo.

Lembre-se de incluir o estepe nessa checagem. Também é indispensável ajustar a calibragem, considerando que a pressão deve estar adequada à quantidade de passageiros e bagagem que o carro vai carregar.

6. Inclua freios e amortecedores na lista

É essencial também se certificar de que disco, pastilhas e fluido dos freios estão em bom estado e não precisam de substituição. Um problema no fluido, por exemplo, pode aumentar o tempo de frenagem e colocar em risco a segurança da família toda na estrada.

Os amortecedores também precisam ser verificados nessa revisão. É preciso saber se existe algum vazamento que poderia impactar a estabilidade do veículo.

7. Solicite um check-up geral

De acordo com Meinert, a concessionária também tem que ser capaz de garantir a segurança do veículo – mesmo que o dono do carro não tenha percebido algum problema: “A cada revisão, a concessionária verifica se há algum recall pendente, sempre com foco em segurança”.

Além desses pontos essenciais, é importante lembrar de verificar o estado de outros itens, como iluminação dianteira e traseira, óleos e filtros, itens de manutenção, como velas e cabos de velas, sistema elétrico e motor.

Concessionárias do Serviço Chevrolet oferecem um check-up grátis de 30 itens na Revisão de Férias. São elementos que, se não estiverem funcionando bem, podem causar dor de cabeça.

Antes de pegar a estrada, não deixe de agendar a visita à concessionária Chevrolet mais próxima. Seguindo essas dicas, fica garantida a segurança e a tranquilidade na hora de viajar de carro.