Setor de autopeças precisa investir R$ 3 bilhões em 12 meses

Dia 16 de junho os fabricantes de autopeças têm encontro marcado no Sindipeças para uma avaliação final do estudo de capacidades e gargalos na cadeia de produção que acaba de ser concluído pela entidade com o suporte da Booz & Company (novo nome da Booz Allen). O Sindipeças vai mostrar que 82% dos entrevistados no levantamento têm investimentos em andamento ou vão investir. Segundo o estudo, o investimento necessário para atender o crescimento de demanda superior à capacidade ociosa do setor de autopeças, nos próximos doze meses, é de R$ 3 bilhões, eliminando elos frágeis na cadeia e elevando a capacidade de produção. Os slides vão mostrar, porém, que há um stress muito grande no supply chain, com excesso de horas extras trabalhadas, preocupação com o custo da não-qualidade, dificuldade para atender pedidos crescentes, dificuldades logísticas, riscos e pouco tempo dedicado a manutenção. Tudo isso mostra que a corda está muito esticada. Os próprios diretores de compras das montadoras já reconheceram este estado de coisas, agravado pela demanda crescente no mercado interno. A Anfavea já anunciou que suas associadas devem bater um recorde de investimentos em 2008, com a aplicação de US$ 4,9 bilhões em novos produtos e expansão das instalações, além da qualificação de pessoal e investimentos em tecnologia (28 de maio).

Investimentos previstos das montadoras (2008)
US$ 4,9 bilhões
Investimentos previstos de autopeças (2008)
R$ 2,8 bilhões
Produção de autoveículos em 2008
3,4 milhões de unidades (estimativa)
Faturamento associados do Sindipeças (2008)
R$ 76,7 bilhões
Saldo da balança comercial de veículos (projeção 2008)
Zero: US$ 13,5 bilhões em exportações e importações
Saldo da balança de autopeças (projeção 2008)
Negativo em pelo menos US$ 750 milhões

Fonte: Automotive Business