Se a situação já está difícil com a paradeira geral, há também problemas a serem superados nas relações da cadeia de produção com a necessidade dos fornecedores repassarem os custos da inflação acumulada pelo setor, como os embutidos nas matérias-primas – algo estimado em 7%.
Já os fabricantes dos veículos pedem, além da prorrogação do incentivo na área do IPI, uma redução da taxa de juros TJLP, de longo prazo, utilizada pelo BNDES no financiamento a caminhões.
Segundos dados da Anfavea, as vendas de caminhões atingiram um pico no ano passado em julho, com 12.100 unidades. Em agosto, setembro e outubro as vendas estiveram acima de onze mil unidades, mas em novembro caíram para 9.337 unidades e em dezembro para 8.328 unidades.
Já a Fenabrave registra vendas de caminhões acumuladas este ano em 12.861 unidades, 20,64% abaixo das registradas no mesmo período de 2008. Foram 6.389 em janeiro e 6.472 em fevereiro.
Fonte: Automotive Business