Silêncio e autonomia são fortes do ML 350 diesel

O Mercedes-Benz ML 350 CDI
SUV de luxo da Mercedes, que custa R$ 259.900, roda 1.000 km com um tanque só

por LUÍS PEREZ

Entre utilitários esportivos de marcas premium, já virou lugar-comum afirmar que determinado modelo une a valentia de um SUV ao conforto de um sedã de luxo. O jipão ML 350 CDI que acabamos de avaliar leva às últimas consequências essa máxima e vai além, pois é movido a diesel, para a descrença até de alguns frentistas que olharam incrédulos quando o repórter fotográfico Roberto Assunção foi abastecer.

Se a imagem que você tem de modelos diesel é de um veículo extremamente ruidoso e com algo nível de vibração, esqueça. Para ouvidos de especialistas, no extremo silêncio de uma garagem desabitada, tudo bem, percebe-se um barulho diferente. Mas nada a ver com os caminhões velhos que entopem as marginais paulistanas. O Classe M diesel também nisso se assemelha a um veículo de passeio.

Em sua segunda geração, o pioneiro modelo – foi o primeiro SUV de luxo do mercado mundial – ganhou traços mais elegantes e arrojados, sem perder a robustez que um off-road deve ter. Embora no documento da unidade cedida para teste conste que o veículo é preto, é um preto diferenciado, meio verde escuro, dependendo da incidência de luz solar sobre a carroceria.

Na dianteira os cromados estão presentes na grade que ostenta a estrela de três pontas e na proteção inferior. Ajudam a compor o visual os faróis de design ousado e as rodas de liga leve de 20 polegadas. Para ampliar a sensação de altura, o para-brisa teve sua inclinação acentuada. Compõe o conjunto o para-choque com linhas horizontais mais evidentes, de modo a aumentar a sensação de estabilidade.

Na traseira, além do cromado também presente na tampa do porta-malas, os destaques são os vidros azuis, as lanternas traseiras escuras iluminadas por LEDs, para-choque com refletor integrado, proteção inferior de aço (como na dianteira) e as saídas de escapamento duplas retangulares. De lado o modelo exibe uma silhueta esportiva graças principalmente à coluna traseira inclinada para a frente. Traz barra longitudinal de teto e, no retrovisor, luz de seta.

Na traseira, lanternas escuras com direito a LEDs para iluminar

Apesar do porte avantajado (são 4,78 metros de comprimento, 2,13 m de largura e 2.185 kg!), o motor 3.0 V6 (seis cilindros em “V”) de 224 cv (cavalos) não deixa a desejar. Sua aceleração de 0 a 100 km/h, segundo medições da fábrica, ocorre em 8,6 segundos, marca nada desprezível para um veículo desse tamanho.

Levado ao limite da velocidade, o ML 350 CDI chega a 215 km/h. Mas o grande trunfo é o torque (força) do motorzão diesel – 52,08 kgfm já a apenas 1.600 rpm. Quer uma base de comparação? OK, é um torque mais de quatro vezes superior ao de um novo Fiat Uno 1.4. Interpress Motor o avaliou nas mais diferentes situações, tanto no trânsito pesado da cidade quanto em estradas, sobretudo em curvas de serra (as fotos que ilustram esta reportagem foram feitas no litoral sul paulista).

Escolher a posição ideal ao volante não é difícil. Os comandos dos bancos são elétricos e já viraram uma tradição na marca da estrela: é o desenho de um banco, em que as regulagens são instintivas. É possível memorizar três posições, caso o dono do carro o divida com outros dois motoristas. E há também regulagem lombar, um santo remédio para quem vive sentado e com dor nas costas.

Interior sóbrio e tecnológico como os sedãs da marca da estrela

Sem trancos, a transmissão 7G-Tronic proporciona extremo controle do modelo. Ainda mais se a opção for pelas trocas sequenciais pelas borboletas atrás do volante… Atenção, senhor motorista! Não procure a alavanca de câmbio entre os bancos. Ela fica posicionada em uma haste ligada à coluna de direção.

Fique ligado para não mexer por engano nela quando começar uma chuva. Tudo bem que o sistema bloqueia qualquer bobagem que o motorista fizer. Mas vale lembrar que, como em outros modelos Mercedes-Benz, o acionamento do limpador de para-brisa fica em um comando giratório a
Fonte: Interpress Motor