Sistema dialoga veículos e semáforos

Projeto foi criado por especialistas em tráfego em parceria com a Audi

Um sistema que pode contribuir não só para evitar os congestionamentos no trânsito como para aliviar o stress do motorista em vias engarrafadas parece coisa de um futuro bem distante, certo? Pois saiba que a Audi e alguns especialistas de tráfego alemães realizaram nesta sexta-feira (19) alguns testes com o Travolution, dispositivo que se comunicará com os semáforos da rua e avisa ao motorista, no caso da Audi, por meio do Multi Media Interface, a velocidade que ele deverá manter para não ficar parado no sinal vermelho.

Além das evidentes vantagens para o tráfego, o Travolution ajuda a diminuir a poluição, pois o anda e pára dos congestionamentos só aumenta o consumo e, conseqüentemente, o nível de poluentes emitidos.

Esses testes foram realizados na cidade alemã de Ingolstadt, sede da Audi, em um percurso no qual foram instalados 46 semáforos “inteligentes” que enviavam sinais para um A5 e um A6 Avant capazes de analisá-los e ajudar o motorista a não mais parar o carro em seu deslocamento. O custo inicial do projeto Travolution foi de 1,2 milhão de euros. O próximo passo será aumentar o número de semáforos para 50 e colocar 20 veículos trafegando com o dispositivo.

César Tizo

Fonte: Terra Carro online