Smart fortwo chama a atenção por onde passa


Modelo que começa a ser vendido por R$ 57.900 mede apenas 2,70 metros

por THAIS VILLAÇA

Enfim começa a ser vendido no Brasil o pequeno smart fortwo, que teve sua chegada anunciada durante o Salão do Automóvel, em novembro de 2008. No dia 14 será inaugurado o primeiro showroom da marca, o Smart Center Jardins, na avenida Europa, 632, Jardins (zona sul de São Paulo).

Interpress Motor avaliou o modelo em suas duas configurações (coupé e cabrio) durante um test-drive organizado pela marca, com direito a paradas em diferentes pontos da capital paulista (shopping Cidade Jardim, parque Ibirapuera, entre outros locais).

Em primeiro lugar, o carro é extremamente charmoso, a começar pelo colorido e pelo tamanho – mede apenas 2,70 metros de comprimento, 1,56 m de largura e 1,54 m de altura, com entreeixos de 1,87 m. Chama a atenção nas ruas – chegamos a ser fotografados, com um celular, pelo ocupante de um outro veículo.

Gostoso de dirigir e bastante ágil, o único senão fica por conta da suspensão, mais dura do que nossa reportagem esperava. Também é preferível dirigir no câmbio automático (a transmissão é automatizada, ou seja, permite deixar no automático ou fazer as trocas sequenciais). Caso contrário, é bom se preparar para pequenos trancos.

O smart fortwo é equipado com um eficiente e compacto motor a gasolina de 3 cilindros, com 4 válvulas por cilindro e 999 cm³ de cilindrada. Montado transversalmente em frente ao eixo traseiro e inclinado para trás a um ângulo de 45 graus, o propulsor vem com um turboalimentador que gera 84 cv (cavalos) de potência a 5.250 rpm, com torque (força) de 12,2 kgfm a 3.250 rpm. Bem equipado, o modelo vem com quatro airbags, célula de sobrevivência e itens como ESP (controle de estabilidade) e freios ABS (antitravamento).

Dados de fábrica indicam que a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,9 segundos, com velocidade máxima de 145 km/h. Experimentado em trechos rodoviários durante o test-drive para a imprensa especializada, o smart não decepcionou. Seu consumo é de 15,6 km/l na cidade e chega a 24,4 km

Com um primeiro lote de 500 unidades, o smart chega por R$ 57.900 na versão coupé e R$ 64.900 na cabrio. “A abertura do primeiro ponto-de-venda smart em um ponto privilegiado da cidade de São Paulo deve ajudar no posicionamento da marca, que tem uma proposta diferenciada de outras marcas de automóveis do país”, diz Philipp Schiemer, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil, empresa responsável pela importação de smart.

Fonte: Interpress Motor