
Marca terá revendas exclusivas (apenas duas, em SP) em 2009
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
(30-10-08) – Já não era sem tempo. Lançado há dez anos na Europa, o smart fortwo finalmente chega ao Brasil. Na verdade, ele chega só em abril de 2009, com previsão de apresentação à imprensa em março, conforme a Mercedes-Benz divulgou no Salão do Automóvel. A novidade é que já temos os detalhes de como essa comercialização começará.
O custo, se o carro fosse vendido hoje no Brasil, ficaria entre R$ 55 mil e R$ 60 mil, o que não necessariamente quer dizer que seriam cobrados R$ 55 mil pelo cupê e R$ 60 mil pelo conversível. Quer, sim, dizer que o cupê, o modelo mais barato, terá um preço entre esses dois valores. A diferença entre os dois pode ser menor do que R$ 5 mil.
Pode parecer um valor muito alto para um veículo de apenas dois lugares, 2,70 m de comprimento e 1,56 m de largura, mas ele chega a custar até R$ 150 mil quando trazido por importadores independentes, a única maneira que havia de comprar o carrinho até aqui. Comparativamente, o fortwo se tornará muito mais acessível.
O preço de R$ 60 mil também pode assustar se comparado ao que se pode comprar com esse dinheiro, mas a questão, aqui, é de utilização. Por R$ 60 mil eu posso comprar um sedã médio, mas não teria um consumo de 15 km/l na cidade, nem emissões de 116 g/km, nem um veículo que é racional do ponto de vista de utilização. Afinal, por que eu preciso de 1.200 kg para carregar meus 90 kg ao trabalho? Melhor fazer isso com 770 kg (o que, aliás, ainda parece demais para um modelo tão pequeno).
As vendas do fortwo, de início, ficarão restritas a São Paulo, que terá duas concessionárias da marca. Segundo a Mercedes-Benz, São Paulo foi a cidade escolhida não só por ser uma das mais ricas do Brasil, mas também por seus problemas de trânsito e a conseqüente conscientização a respeito de um meio de transporte mais racional. Mais do que o smart, só mesmo uma moto, mas a falta de uma capota impede muita gente de fazer essa opção.
Com dois anos de garantia, ABS, EBD, BAS, ar-condicionado, quatro airbags e a promessa de um valor de seguro baixo, facilidade para estacionar, consumo frugal de combustível e estilo, certamente haverá lugar para este carrinho na paisagem urbana paulistana. Só resta saber se o espaço que ele pode ocupar. E pode ser que este espaço seja tão pequeno quanto o próprio fortwo.
Fonte: Webmotors (30/10/2008)