SP terá rodízio mais rígido para restringir uso de carro na quarentena

Fonte/ Quatro Rodas

O desafio de estimular a população a permanecer em casa durante a quarentena pode levar a cidade de São Paulo a adotar rodízio de automóveis mais rigoroso que o praticado usualmente a partir da próxima segunda-feira (11).

QUATRO RODAS teve acesso ao rascunho do decreto que institui o chamado “Rodízio Extraordinário de Veículos”. O texto estabelece rodízio todos os dias da semana e em toda a cidade de São Paulo, baseando-se no último dígito das placas: veículos com final par não circulam em dias pares e os com finais ímpares não circulam em dias ímpares.

A medida valeria mesmo em finais de semana e feriados. No rascunho consta que a medida valeria das 6h às 22h, mas com uma anotação de alteração para que seja das 0h às 23h59.

É um modelo de rodízio bem diferente daquele praticado na cidade desde 1997 – e que está suspenso desde o início da quarentena -, que restringe a circulação de cada veículo em apenas um dia da semana, nos horários de pico e apenas na região do centro expandido.

Pelo novo modelo, um mesmo automóvel ficaria proibido de circular por até quatro dias da semana em todas as vias urbanas da cidade.

 

As exceções, porém, serão as mesmas. Veículos de transporte público, motocicletas, transporte escolar, guinchos e veículos de serviços públicos essenciais estariam isentos à medida, assim como veículos com permissão especial de circulação, híbridos e elétricos.

Continua após a publicidade

Caberia ao Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), por meio de agentes de trânsito, a fiscalização do cumprimento das restrições. Seria aplicada somente uma multa por dia para o mesmo veículo, independente do número de vezes que for flagrado nas ruas.

O rodízio extraordinário valeria enquanto o estado de necessidade, declarado em 16 de março, estiver vigente. Contudo, caberá ao secretário de transportes da cidade, Edson Caram, avaliar a necessidade de suspensão, alteração ou cancelamento da medida.

Na última quarta-feira, o Prefeito Bruno Covas (PSDB) disse em entrevista à Globo News que a prefeitura estava estudando vários modelos de rodízio para restringir a circulação na cidade e conter a propagação da covid-19. O modelo definitivo entraria em vigor na próxima semana.

Procurada, a assessoria da Prefeitura de São Paulo informou que novas medidas para estimular que a população fique em casa devem ser anunciadas nesta sexta (8) e publicadas no Diário Oficial da cidade neste sábado e que o que valerá serão os decretos publicados.