Subaru e Cosworth dão 400 cv ao Impreza STI

Subaru Impreza STI CS400
por ALBERTO POLO JÚNIOR

A Subaru revela o mais apimentado Impreza da história. Já no nome, o WRX STI CS400 dá pistas do seu caráter. As duas primeiras siglas identificam o até então poderoso topo de gama do hatch. Já a última é a novidade: CS vem da Cosworth e 400 são os cavalos de potência disponibilizados pelo motor.

O nome Cosworth aparece na entrada de ar dianteira e no painel

O modelo surgiu de uma colaboração entre a montadora japonesa e tradicional fabricante e preparadora inglesa de motores, atualmente fornecedora de várias equipes da Fórmula 1. É o primeiro carro de rua que ganha o sobrenome Cosworth desde o Ford Escort Cosworth, em 1992. Apenas 75 unidades do CS400 serão produzidas, todas exclusivas para o Reino Unido, ao preço de 49.995 libras (R$ 134.000) cada.

O Impreza WRX STI foi o ponto de partida. Seu motor boxer (com quatro cilindros contrapostos) de 2,5 litros ganhou pistões e bielas de alta resistência, rolamentos da própria Cosworth, além de uma bomba de óleo de alta pressão. A injeção de combustível foi aprimorada e o sistema de escapamento é novo. Por fim, o turbocompressor ganhou um novo desenho.

O resultado foi um notável incremento de potência: pulou dos já excepcionais 310 para 400 cv (cavalos). Assim, o Impreza WRX STI CS400 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A Cosworth também mudou a suspensão, que foi rebaixada e recebeu componentes Eibach e Bilstein, além de eixo traseiro 10 milímetros mais largo. O novo sistema de freios tem discos de 355 mm AP Racing e pinças de seis pistões. As rodas de 18 polegadas também são novas.

Fonte: Interpress Motor