Suzuki produz um milhão de compactos


Carsale – A última geração do compacto Swift, da Suzuki, lançada em 2004, acaba de conquistar a marca de um milhão de unidades produzidas – o que se deve, principalmente, ao sucesso do veículo no mercado europeu.

Somente no Reino Unido, mais de 36 mil unidades do compacto foram vendidas desde o final de 2005. Para atender à demanda dos países europeus, a fábrica da Suzuki na Hungria é responsável pela produção de 306 mil unidades do volume global.

O Swift começou a ser fabricado na planta do Japão, em seguida na Hungria, China, Índia e recentemente na Indonésia e Malásia. O carro mede 3,69 metros de comprimento, 1,50 metros de altura e 2,39 metros de distância entreeixos. É oferecido com três ou cinco portas, em três opções de motorização: 1.3 l de 91 cavalos de potência, 1.5 l de 102 cv, ambos a gasolina, além do 1.3 l de 70 cv, movido a diesel. A versão especial 1.6 Sport, mais apimentada, é uma das preferidas entre os europeus.

Já os consumidores brasileiros terão de esperar – mas talvez não muito. Depois de encerrar suas atividades de importação e distribuição de automóveis no Brasil, em 2003, a japonesa Suzuki deve voltar ao mercado nacional ainda em 2009, de acordo com especulações.

Fonte: Carsale