Tabela FIPE: saiba como ela pode ser sua aliada na hora de vender seu carro!

Fonte / CarsNews.

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Tabela FIPE hoje é um referencial amplamente utilizado no Brasil para saber quanto vale um automóvel seminovo ou usado. E além disso, serve como base para calcular o valor do seguro e de tributos, como o IPVA. Você sabia que a Tabela FIPE pode se tornar uma grande aliada na hora de vender ou de comprar seu próximo veículo? Confira as dicas!

Consulte online o valor do veículo com antecedência

Pelo site https://veiculos.fipe.org.br/ é possível verificar o valor de todos os automóveis comercializados no Brasil – sejam carros, caminhões, micro-ônibus ou motocicletas. No site, você pesquisa a marca, o modelo/versão e o ano do veículo desejado. Os valores são atualizados todos os meses; portanto, a cada mês poderão haver alterações nos preços. De posse dessa informação, você pode saber se o valor de um automóvel está exageradamente baixo – o que pode indicar um golpe – ou se o anunciante quer muito mais dinheiro no veículo do que realmente vale.

Ano de fabricação diferente do ano-modelo: o que considerar?

Se você está analisando um carro de “duas cabeças”, como popularmente se chama um veículo com ano de fabricação diferente do ano-modelo (exemplo: 2018/2019), podem surgir dúvidas sobre que ano deve-se consultar na tabela FIPE. A resposta: deve-se considerar o ano-modelo (no exemplo, 2019), já que na tabela FIPE os veículos são considerados pelo ano-modelo, e não pelo ano de fabricação. Um exemplo: o Volkswagen T-Cross foi lançado no ano de 2019, já como modelo 2020. E no campo de pesquisa da tabela FIPE, aparecem as versões seminovas a partir do ano-modelo 2020.

Dá para pedir no meu carro um valor acima da Tabela FIPE?

Sim, é possível pedir um valor superior ao indicado na tabela FIPE, pois ela serve principalmente como referência. Alguns fatores podem valorizar seu veículo, como o estado de conservação acima da média de outros usados equivalentes, a quilometragem menor ou a presença de equipamentos mais valorizados, como central multimídia ou câmera de ré, por exemplo.

Mas atenção: nem todos os itens opcionais adicionados ao carro efetivamente ampliam o valor de venda do veículo. Além disso, pedir um valor muito mais alto do que o da média de mercado tende a afastar potenciais compradores. O mais importante é negociar bastante o valor com o lojista ou particular para fazer uma boa venda.

E onde conseguir comprar um carro seminovo por valor abaixo ao da Tabela FIPE?

Isso é possível! Se você está procurando por carros seminovos com preços inferiores aos da Tabela FIPE, venha conhecer o novo marketplace automotivo com dezenas de ofertas de automóveis seminovos mais baratos do que os valores de tabela! Saiba mais clicando aqui.