Tata pode fabricar Jaguar e LR na China


Grupo indiano quer reduzir custos e aumentar participação no país oriental

Thiago Vinholes

O grupo Tata Motors tem planos ambiciosos para o futuro de Jaguar e Land Rover, aponta a agência Automotive News. De acordo com a publicação, o conglomerado indiano, que comprou as marcas inglesas da Ford em 2008, planeja transferir as linhas de montagem de suas subsidiárias para a China. A ação visa a redução de custos de produção e aumento na participação do crescente mercado chinês.

Segundo declarações de Carl-Peter Forster, CEO da Tata, à agência de notícias, a mudança pode ocorrer já em 2011, inicialmente apenas com a Land Rover. O plano é fabricar 40.000 carros da marca na China no ano de estreia. “A China é o mercado que mais cresce”, afirma Forster. “Nós precisamos crescer em todos os lugares também. Na China, na Europa, na África do Sul, América do Sul. Temos uma série de mercados em crescimento”, completa o executivo.

A China atualmente consome 8% do total produzido por Jaguar e Land Rover, que têm fábricas somente na Inglaterra. Transferindo a produção para o país na Ásia, a Tata Motors espera aumentar esse volume além dos 20% e atender com preços mais competitivos a demanda em outros países asiáticos e do leste europeu.
Fonte: Terra Carro Online