BMW anuncia que todos os seus carros terão internet 5G a partir de 2021

NetCarShow/Reprodução

No Brasil male male há as redes 4G — com velocidades notadamente menores que sistemas similares em países desenvolvidos. Enquanto isso, a BMW anunciou na CES 2020 em Las Vegas a estreia da tecnologia 5G em seus carros já para o ano que vem.

O novo conceito de comunicação usa equipamentos da Samsung e irá estrear na versão de produção do SUV elétrico iNext. A marca afirmou que o restante da gama também irá receber a tecnologia de forma gradual conforme os modelos forem sendo atualizados.

Naturalmente os carros equipados com 5G precisarão rodar em locais atendidos pela nova tecnologia, o que não é o caso do Brasil.

Somente no mês passado a Anatel disponibilizou as primeiras frequências para o sistema no Brasil, mas as operadoras de telefonia afirmam que o 5G não chegará ao país antes de 2021.

NetCarShow/Reprodução

Com velocidades de até 1 gb/s, o 5G virtualmente elimina qualquer atraso na transmissão de vídeos por streaming, troca de dados na nuvem e acesso à internet. Mas, para os automóveis, a maior vantagem está no futuro dos carros autônomos.

Ainda que esses modelos não precisem de acesso à internet, a conexão deles com a rede permite um controle mais preciso não só dos automóveis, mas da infraestrutura urbana.

Isso permite, por exemplo, que o carro “avise” ao semáforo mais próximo que está se aproximando, possibilitando uma redução ou até a eliminação do tempo de espera do semáforo vermelho.

Samsung/Divulgação

Essa comunicação remota, aliás, foi demonstrada na feira de tecnologia, com um i3 rodando de forma autônoma ao redor do estande da BMW, enquanto transmitia dados do trajeto em tempo real para celulares próximos.

À parte

A conexão 5G nos automóveis exige um chip de celular (SIM Card) à parte. Esse chip pode vir embutido no multimídia do carro, como no Chevrolet Onix, ou pode vir em um compartimento exclusivo, para possibilitar sua troca.

Este é o caso dos modelos da BMW e Volvo no Brasil, que usam a conexão para o sistema de concierge de cada marca.

Independentemente de como está conectado, o detalhe é que esse será um serviço pago à parte. Assim como já acontece com os modelos da Chevrolet com Wi-Fi, o consumidor pagará à parte pelo serviço.

No caso da BMW, essa tarifa pode se juntar a outra, caso o motorista seja usuário de celulares da Apple.

Isso porque a marca alemã já cobra, nos Estados Unidos, uma anuidade de R$ 325 para clientes que queiram usar a integração Carplay em seus carros.

Outro serviço extra que em breve será adicionado aos carros da BMW será o Fire TV. O sistema de Smart TV da Amazon, rival do Google Chromecast, irá equipar as telas voltadas para os bancos traseiros dos próximos modelos da montadora.

Ele também virá equipado com o Amazon Prime Video, serviço de streaming concorrente do Netflix.

A novidade, somada ao 5G, possibilita que os ocupantes do banco traseiro tenham acesso ao conteúdo de música e vídeo igual ao que teriam em sua casa.

Por enquanto, não há previsão de chegada do 5G e do Fire TV nos modelos BMW no Brasil.