DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

O Seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) lançou um sistema que, sem dúvidas, garantirá mais segurança aos motoristas brasileiros. Trata-se de um aplicativo chamado Modo Trânsito, no qual os condutores podem “bloquear” o celular enquanto dirige.

Funciona assim: enquanto a pessoa estiver ao volante, caso o motorista receba uma ligação ou mensagem, o Modo Trânsito DPVAT retorna com um aviso informando que o destinatário encontra-se dirigindo.

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

O aplicativo faz tudo automaticamente. Se a pessoa entrar em contato via ligação ou mensagem, o Modo Trânsito DPVAT retorna com um SMS. Se for por WhatsApp, o app envia um alerta automaticamente pelo próprio WhatsApp.

O Modo Trânsito DPVAT já possui mensagens personalizadas, uma delas: “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”. Ainda assim, o próprio motorista pode personalizar a mensagem e deixá-la específica. O usuário poderá deixar o retorno para alguns contatos e/ou grupos. Também é viável compartilhar a localização.

Modo Trânsito DPVAT – na prática

Feita a instalação em seu aparelho, ao entrar no carro, basta abrir o aplicativo e clicar em “Ativar”, que o app dará conta de avisar caso haja tentativa de contato. Após chegar no seu destino, o condutor pode desativar o “Modo Trânsito” para voltar a receber mensagens e ligações normalmente.

DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige

A Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT, afirma que o objetivo do aplicativo consiste em evitar distrações no trânsito. Por enquanto, o app está disponível gratuitamente apenas para aparelhos com sistema Android. Ele deve chegar em celulares iOS (Apple) em breve.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do smartphone ao volante é a terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil. Usar celular enquanto dirige é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. O motorista que for pego cometendo essa infração será autuado com multa no valor de R$ 293,47 e receberá 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

[Fonte: G1]

© Noticias Automotivas. A notícia DPVAT cria app que bloqueia celular do motorista enquanto ele dirige é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.