EUA: Ford saberia de Powershift defeituoso antes de Fiesta e Focus

EUA: Ford saberia de Powershift defeituoso antes de Fiesta e Focus

De acordo com o site americano The Detroit Free Press, a Ford tinha conhecimento dos problemas com a caixa automatizada de dupla embreagem Powershift antes mesmo de lançar os modelos Fiesta e Focus no mercado norte-americano. Lá, como aqui, os proprietários destes modelos tiveram problemas com essa transmissão.

Pelo que foi revelado, um fator que teria contribuído para tornar a situação pior para a Ford é o fato da montadora ter centrado seu investimento nesse câmbio Powershift nos dois projetos (Fiesta e Focus) sem ter uma opção anterior em caso de problemas. A Volkswagen, em caso semelhante, preferiu utilizar a mais confiável caixa Tiptronic com conversor de torque que a moderna DSG nos EUA.

O relatório diz que a engenharia da Ford chegou a alertar o comando da empresa sobre os problemas não resolvidos com a Powershift. Porém, mesmo assim, a direção decidiu por lançar o câmbio em 2011, a partir do Fiesta e também do Focus, recém-chegados. Logo que chegaram ao mercado, a dupla da marca de Detroit começou a gerar reclamações na NHTSA.

EUA: Ford saberia de Powershift defeituoso antes de Fiesta e Focus

Foram nada menos que 4,3 mil reclamações sobre o Powershift no órgão federal dos EUA. A Ford teria dito que resolveria a questão, mas cinco anos depois, nada foi feito e uma ação coletiva pedia indenização para 1,9 milhão de consumidores que teriam adquirido, novos ou usados, os modelos Fiesta e Focus.

Uma das reclamações mais recorrentes era a entrada do câmbio em neutro, durante a condução. O problema era bem grave, já que expunha os clientes ao risco de acidentes. A Ford teria apenas informado aos revendedores sobre como proceder e ainda revelar aos compradores que outros carros estavam rodando sem problemas.

Sem um recall declarado, o Powershift deu muita dor de cabeça no mercado brasileiro também. Nos EUA, a empresa ofereceu um acordo para liquidar a questão por US$ 35 milhões. Entretanto, os autores da ação coletiva deverão entrar com apelação contra a decisão, que nesse caso, favoreceu muito a Ford.

[Fonte: The Detroit Free Press via Carscoops]

© Noticias Automotivas. A notícia EUA: Ford saberia de Powershift defeituoso antes de Fiesta e Focus é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.