Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas

Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas

Os carros elétricos ganham cada vez mais espaço nas engenharias das montadoras mundiais, mas ainda existe um esforço para defender o motor de combustão interna em vários níveis. A Hyundai é uma das marcas que apostam nesse caminho e apresenta uma nova tecnologia, chamada CVVD.

Ainda não é a desejada Homogeneous charge compression ignition (HCCI), que é a tecnologia de ignição por compressão, que converte um motor de ciclo Otto em um ciclo Diesel, mas sem usar o óleo combustível. Nesse caso, a Hyundai apostou em algo menos revolucionário, mas eficaz para seu propósito.

Trata-se da Continuously Variable Valve Duration, que é um sistema de abertura de válvulas continuamente variável em duração, que permite manter uma das válvulas de admissão aberta entre a metade e o fim do curso durante a compressão, reduzindo a resistência nessa fase e melhorando a eficiência energética.

Isso só se dá quando o carro está rodando em velocidade constante e com acelerador apenas mantendo. Assim, a Hyundai diz que o CVVD garante 12% menos emissões, 5% mais de economia e desempenho 4% acima. Para regimes onde o motor é exigido, a válvula fica fechada e permite máxima compressão e performance máxima. Ele pode operar tanto nos ciclos Otto quanto Atkinson.

Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas

O primeiro propulsor da Hyundai com o CVVD é o Gamma 1.6 T-GDi que equipará o Novo Sonata 2020, que entregará 180 cavalos e 26,8 kgfm. Haverá ainda um gerenciamento térmico eletrônico e sistema de recirculação de gases de escape (EGR).

“O desenvolvimento da tecnologia CVVD é um bom exemplo de como a Hyundai Motor Group está fortalecendo nossa tecnologia em seus trens de força. […] Continuaremos nossos esforços de inovação para alcançar mudanças de paradigma e garantir a sustentabilidade do nosso modelo de negócio”, diz Albert Biermann, diretor de pesquisa e desenvolvimento da montadora.

Abaixo, vídeo que explica o funcionamento do CVVD da Hyundai:

© Noticias Automotivas. A notícia Hyundai apresenta nova tecnologia de abertura de válvulas é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.