Toyota libera 24 mil patentes de graça para carros elétricos e híbridos

Design controverso é a marca da quarta geração do Prius  (Foto: Divulgação)

Conhecida pelo pioneirismo da tecnologia híbrida nos motores de seus carros — afinal, o Toyota Prius leva o título do primeiro carro híbrido produzido em série  —, a Toyota disponibilizará 24 mil patentes livres de direitos para ajudar a acelerar o desenvolvimento de novos veículos elétricos.

A marca já oferece 5.680 patentes relacionadas aos sistemas de pilha de combustível de hidrogênio, desde janeiro de 2015.

Agora, com a liberação de mais 23.740 patentes, a Toyota focará no desenvolvimento de veículos eletrificados (elétricos e híbridos). O período de concessão já começou e durará até o final de 2030.

Além disso, a fabricante anunciou também que oferecerá apoio técnico gratuito às empresas que produzem veículos eletrificados utilizando a tecnologia da Toyota, sejam motores, baterias, ou sistemas de controlo.

Este suporte, segundo marca, dará às outras montadoras um nível elevado de desempenho do produto em termos de eficiência de combustível e produção, adequados aos veículos que estão desenvolvendo.

Com base no grande volume de consultas que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos, acreditamos que chegou a hora de cooperação”, disse Shigeki Terashi, vice-presidente executivo global da Toyota.

Os serviços serão baseados em contrato e os demais detalhes serão fornecidos diretamente às partes interessadas. Já disponível, o contato com a Toyota para obtenção de patentes deve ser feito por meio do site oficial do projeto.