Tendência de downsizing em motores e turboalimentação

A Mercedes-Benz pretende introduzir motores turboalimentados em toda sua linha de veículos nos próximos dois anos e meio. Foi o que revelou à publicação Automotive News Thomas Weber, membro do board responsável por pesquisa e desenvolvimento. A incorporação do turbo aos motores permite construir unidades de força mais compactas, leves e mais eficientes no uso do combustível, sem sacrifício da performance, além de permitir o enquadramento nas novas legislações de emissões. Na Europa, a média de emissões da frota de veículos de cada marca fabricante deve cair de 178 g por quilômetro rodado para 138 g/km até 2012. Em abril deste ano o gerente executivo de Motores EA111 e Ciclo Otto da Volkswagen Alemanha, Hermann Middendorf, veio ao Brasil especialmente para apresentar em simpósio da SAE Brasil a tendência ao desenvolvimento de pequenos motores a gasolina potentes e altamente eficientes, com redução de emissões de CO2. Ele apontou os resultados positivos obtidos pela montadora com a injeção direta e dual charging (uso de turbocharger e compressor) na produção em grande escala de motores como o TSI de 1.4 litro e 125 kW. “Com etanol, a emissão de CO2 é até 30% menor”, afirmou o especialista na ocasião. João Irineu Medeiros, diretor de engenharia da FPT Powertrain Technologies, do grupo Fiat, confirma a tendências de downsizing na área de motores veiculares: “Temos trabalhado junto com a matriz no desenvolvimento das novas tecnologias nessa área” – disse (21 de julho).

Fonte: Automotive Buysiness