Tesla lança o SUV elétrico Model X, que traz até sete lugares

 Aceleração de zero a 96 km/h acontece em pouco mais de 3 segundos na versão mais potente. Preços começam em US$ 132 mil
Por Alessandro Reis
A Tesla lançou hoje nos Estados Unidos o segundo modelo da marca, dedicada exclusivamente a produzir automóveis elétricos: o SUV utilitário esportivo Model X, com preços a partir de US$ 132 mil cerca de R$ 522 mil. Esse valor que sobe US$ 10 mil aproximadamente R$ 40 mil com o pacote Ludicrous Speed aceleração ridícula, em inglês, que faz o veículo acelerar de zero a 96 km/h em 3,2 segundos.
Esse upgrade de aceleração vale para o trem de força mais potente, que reúne dois motores elétricos, respectivamente de 259 cv e 503 cv e que sai da imobilidade até os 96 km/h em 3,8 segundos. Na outra configuração, os dois propulsores rendem 259 cv cada e permitem ir de zero a 96 km/h em 4,8 segundos. A autonomia é de até 414 km com uma carga completa das baterias.
Cada versão do Model X será US$ 5 mil cerca de R$ 20 mil mais cara que o sedã Model S correspondente.
Todas as versões são equipadas com dois motores elétricos. Tração sempre é integral
Externamente, o visual da novidade traz linhas limpas e simples e perfil com estilo “cupê alto com quatro portas”, exibindo caimento do teto mais acentuado na traseira e lembrando outros SUVs com esse estilo, como o BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE, que, no entanto, ousam mais no design. A carroceria tem excelente coeficiente aerodinâmico, de apenas 0,24 cx.
O destaque fica por conta das portas que abrem para cima. Olhando de frente, com elas abertas, a silhueta do carro lembra o logotipo da Tesla. A Tesla informa que as portas contam com sensores, como os de estacionamento, que limitam sua abertura, de forma a evitar que batam no teto.
Outro ponto alto do Model X, além dos preços e da alta tecnologia, é a segurança. De acordo com a montadora, o lançamento é o primeiro SUV a ganhar cinco estrelas em crash-tests realizados nos EUA. Além disso, traz recursos como piloto automático adaptativo, que regula automaticamente a distância do veículo à frente, e frenagem de emergência, dentre outros equipamentos.
A cabine conta com três fileiras de assentos, que podem chegar a sete, dependendo da escolha do cliente.
Fonte: Auto Estrada