Teste de produto: sensor de pressão dos pneus é tão útil quanto promete?

Com pressão abaixo de 10 libras, a tampa mostra verde, vermelho e amarelo. Qual é o certo?Paulo Bau/Quatro Rodas

Manter os pneus com a calibragem correta – além de prolongar a vida útil deles – contribui para a segurança dos passageiros e, de quebra, favorece na redução do consumo de combustível.

Por isso os especialistas aconselham verificar a pressão a cada 15 dias. Como não é todo mundo que tem essa disciplina, um produto como o Air Alert Tire Valve Cap poderia facilitar sua vida.

Fabricado na China, ele é vendido em cartela com quatro tampinhas para válvulas de pneu de 2 cm, feitas de alumínio com uma cobertura de acrílico, por onde é possível ver três cores indicativas.

Se a tampinha mostrar a faixa verde, indicaria que a pressão está normal, neste caso acima de 28 libras/polegada2 (psi) ou 1,93 bar. Se for amarelo, está abaixo de 20 libras (1,38 bar). Se for vermelho, inferior a 10 libras (0,68 bar).

Para conhecê-lo melhor, compramos o kit pelo site do Mercado Livre por R$ 39,90 e testamos com pneus de duas medidas diferentes, 175/65 R 15 e 205/60 R15.

Sob a supervisão do borracheiro Luciano Messias, fizemos os testes com sete calibragens diferentes (de 30 até 5 libras) para descobrir quanto o produto é preciso em relação às cores indicativas.

Após calibrar o pneu com 30 libras, rosqueamos o Air Alert, que logo indicou a cor verde, como mostravam os anúncios na internet. Quando reduzimos até 26 libras, a parte verde continuou ali, mas com 25 surgiu uma pequena faixa amarela.

Com 20 libras, as cores amarela e vermelha apareceram na mesma proporção. Já nas calibragens de 15, 10 e 5 libras, a cor vermelha no visor ficou em evidência, mas continuavam lá a faixa amarela estreita e a verde larga. Bem diferente do que vimos nos anúncios, nos quais aparece só a cor amarela ou só a vermelha.

Além da falta de clareza na leitura das cores, o Air Alert tem um problema conceitual: ele adota a pressão de 28 libras como padrão. Só o que estiver abaixo disso precisaria de calibragem.

Portanto, um carro que tem pressão recomendada de 35 libras (como o Onix) e estiver com 28, será considerado dentro do normal, o que torna o produto inútil nesse caso.

Avaliação

Produto foi adquirido no Mercado LivrePaulo Bau/Quatro Rodas

Air Alert Tire Valve Cap

Cumpre o que promete? Em termos
Nota: 4
Comentário: as tampinhas com indicação por cores se mostraram imprecisas na leitura.
Preço: R$ 39,90
Compra: mercadolivre.com.br