Tinta automotiva à base de água agride menos o ambiente

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

Preocupadas em atender às legislações européia e americana e em agredir menos o meio ambiente, algumas fabricantes de tinta automotiva desenvolveram sistemas à base de água. Uma delas é a Sherwin-Williams, que tem fábrica em São Bernardo e acaba de lançar o sistema AWX (Advanced Waterborne System), desenvolvido nos laboratórios da empresa na Europa e nos Estados Unidos.

O AWX é composto por 70 bases de cor para acabamento de veículos automotores. Atualmente é possível reproduzir mais de 15 mil cores através deste sistema.

Segundo André Cruz, gerente de desenvolvimento de produto, essa tinta é desenvolvida para repintura. “Enquanto a tinta normal utiliza de 70% a 80% de solvente, o produto à base de água usa somente entre 15% e 10% de solventes”, explica Cruz.

O inconveniente de se usar os solventes, também chamados de compostos orgânicos voláteis, é que sua emissão na atmosfera contribui para aumentar o efeito estufa.

O cheiro da tinta que utiliza alto teor de solventes também é muito mais forte que o do produto à base de água.

O lançamento do sistema AWX na Europa foi em 2006. Segundo Cássia Galvão, gerente de marketing da empresa, nos países europeus não é permitido produzir e comercializar tintas com alto teor de VOC (compostos orgânicos voláteis) desde 2007.

Complementam esta linha de produtos o Primer P30 (primer com baixa emissão de VOC) e o Verniz CC940 (verniz de acabamento de secagem rápida também com baixa emissão de VOC), ambos com alto teor de sólidos, atendendo às leis internacionais.

VANTAGENS – Cássia Galvão ressalta que, além dos benefícios para o meio ambiente, as principais características do sistema AWX são fácil aplicação (similar à tinta à base de solvente); melhor reprodutibilidade de cor; rendimento, cobertura e facilidade de lixamento; simples manipulação para mistura; redução dos retrabalhos e desperdício na aplicação e o fato de ser adaptável à qualquer instalação de pintura.

Ela acrescenta que qualquer oficina pode instalar o novo sistema sem realizar altos investimentos. São necessárias algumas mudanças, como melhoria na organização e limpeza na hora da aplicação do produto, além de uma pistola de pintura tipo HVLP preparada para produtos à base de água.

Para uma secagem adequada e mais rápida, recomenda-se o sistema “Venturi” para sopragem do ar com alta velocidade.

A Sherwin-Williams Divisão Automotiva é um dos maiores fabricante de tintas do mundo. Fundada em 1866, tem presença em todos os continentes. Com sede em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, conta hoje com mais de 25 mil funcionários. No Brasil, a divisão automotiva da Sherwin-Williams é destinada à produção de tintas, vernizes e complementos para o mercado de repintura automotiva. Foi fundada em 1978, com o nome de Lazzuril.

Fonte: Diário do Grande ABC