Tóquio pode não ter salão este ano

O Salão de Automóveis de Tóquio pode não ser realizado este ano. A Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis está estudando a possibilidade de cancelar a edição de 2009 da mostra, prevista para o mês de outubro. A dúvida é causada pelo anúncio de algumas empresas estrangeiras de que não participarão do evento, devido à crise do setor. Por motivos operacionais, a decisão terá que ser tomada até o início do próximo mês.
Caso seja cancelado, o Salão de Tóquio, que acontece a cada dois anos, só voltará a ser realizado em 2011. Uma opção proposta pelos organizadores é confirmar o evento, mesmo que aconteça em escala reduzida. O temor da associação é a possível repercussão negativa internacional do cancelamento sobre a imagem da indústria automobilística japonesa, que é fortemente voltada para as exportações.

Segundo a organização, todos os fabricantes japoneses membros da associação e todas as marcas alemãs confirmaram a participação até o final do mês passado. Não há informação sobre a presença das três grandes fabricantes americanas, GM, Ford e Chrysler.

Entre os não-participantes confirmados estão a Nissan, Suzuki, Porsche, Rolls-Royce e Land Rover. A Mitsubishi não comparecerá como fabricante, mas seus revendedores se dispuseram a bancar a presença da marca.

JM

Fonte: Auto Estrada