Toshiba vai fabricar motores elétricos para a Ford


Empresa norte-americana de automóveis quer produzir modelos híbridos em massa a partir de 2012

TÓQUIO – O gigante eletrônico japonês Toshiba anunciou nesta quarta-feira, 23, que fabricará motores elétricos nos Estados Unidos a partir de 2012 para os veículos híbridos do grupo Ford.

As duas companhias devem ampliar em 2011 uma planta que a Toshiba possui no estado americano do Texas com a intenção de começar a produzir a partir do ano seguinte cerca de 120 mil motores elétricos anuais, informa a empresa japonesa em comunicado.

No mesmo ano, a americana Ford espera iniciar a produção em massa de seus modelos híbridos, com tecnologia que integra um motor de explosão convencional e outro elétrico, que permite maior eficiência energética e emite menos CO2.

A Ford se unirá assim aos dois fabricantes japoneses líderes em veículos híbridos: Toyota e Honda, que há vários anos desenvolvem e fabricam seus próprios sistemas de propulsão elétrica.

A Toshiba designou o setor automotivo como uma de suas áreas de crescimento e espera aumentar sua participação em motores elétricos além de sua aliança com Ford.

Trata-se da primeira companhia japonesa de eletrônica que quer fechar uma associação com um fabricante de veículos americano para produzir motores elétricos, depois que outros concorrentes iniciaram cooperações no setor das baterias de lítio.

O grupo japonês tem experiência na produção de motores para trens de alta velocidade, elevadores e equipamento industrial, o que poderia ajudar em sua ampliação das operações no setor automotivo.

A companhia japonesa já produz em seu país motores elétricos para a Hino, filial da Toyota, mas através do acordo com a Ford espera aumentar sua presença no mercado americano e reduzir sua exposição à taxa de câmbio.

Além disso, a Toshiba já fornece baterias de lítio para a Honda e negocia um contrato semelhante com a alemã Volkswagen.

EFE

Fonte: O Estado de São Paulo