Toyota ainda aposta no mercado estadunidense

Apesar de ter adiado a início de produção de sua fábrica ainda em construção no Estado do Mississipi, que deveria começar a produzir o utilitário esportivo Highlander em 2010, a Toyota ainda acredita no mercado estadunidense e passará a comercializar em dezembro o utilitário esportivo médio Venza, informou o jornal japonês Nikkei.net, na quinta-feira, 13.

Especialmente desenvolvido para aquele mercado, o Venza será equipado com motor 2.7 litros e 3.5 litros e, segundo a fabricante, terá consumo similar ao do sedã médio Camry. A produção do veículo já começou na planta de Kentucky e o plano é fabricar 70 mil unidades anuais.

A fraca demanda por utilitários esportivos e outros veículos de grande porte fez com que a Toyota decidisse usar a planta do Mississipi para produzir o Prius híbrido como parte de seu plano de reestruturação, anunciado em julho, para suas operações na América do Norte.

A Toyota está em processo de revisão de seus planos de investimentos com base em suas últimas projeções, as quais sinalizam que os lucros operacionais do grupo cairão 74% no fim do seu ano fiscal, em março. O investimento previsto para a construção da unidade era de US$ 1,3 bilhão e a capacidade produtiva de 150 mil unidades por ano.
(Redação AutoData)

Fonte: Boletim Autodata