Toyota bate recorde de vendas no Brasil

da Redação

Apesar da crise do último trimestre, a Toyota bateu seu recorde histórico de vendas no Brasil em 2008, com a comercialização de 80.884 unidades, o que representa um crescimento de 12% se comparado com o ano anterior, quando foram comercializadas 72.024 unidades. É a primeira vez que a montadora atinge volume de vendas superior a 80 mil unidades no país.

Os modelos que contribuíram para esse aumento foram principalmente o novo Corolla, lançado em março, e a picape Hilux, renovada em outubro. No acumulado do ano, foram emplacadas 45.642 unidades do sedã e 21.728 da picape média, os dois recordes. O crescimento de vendas do Corolla em relação ao ano passado foi de 32%, enquanto o da Hilux foi de 12%.

O utilitário esportivo SW4, também renovado no final do ano, contribuiu com os resultados, somando vendas de 7.029 unidades no ano. O SW4 mantém 26% de participação no segmento de utilitários esportivos médios. Se considerados apenas os utilitários esportivos equipados com motor diesel, o veículo chega à marca dos 46% do mercado.

“O lançamento neste ano principalmente da décima geração do Corolla e da Hilux e SW4 modelo 2009 proporcionaram à Toyota um excelente volume de vendas, em um momento de histórico crescimento do mercado automobilístico brasileiro”, afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

Entre a linha de importados da marca – RAV4, Camry, Land Cruiser Prado, além dos sedãs de alto luxo da marca Lexus ES350 e LS460L, todos vindos do Japão –, o volume atingiu, em 2008, 3.671 unidades, o que representa um crescimento de 39% em comparação com 2007. O destaque em vendas entre os importados da Toyota em 2008 ficou por conta do sedã Camry, que teve 1.010 unidades emplacadas no ano, 45% a mais que em 2007.

Fonte: Interpress Motor