A Toyota está preparando uma versão esportiva do Corolla Sport, versão hatchback do sedã médio global. A proposta é de um hot hatch desenvolvido pela divisão Gazoo Racing e que pretende peitar concorrentes como VW Golf GTI, Hyundai i30N, Ford Focus RS, Peugeot 308 GTi e Renault Megane RS, por exemplo.
Por trás do projeto, o engenheiro Tetsuya Tada é quem estaria liderando a equipe, sendo este responsável pelo Supra e GT 86. Existe certa pressão por parte da filial australiana da Toyota para que o Corolla GR tome forma rapidamente, mas a montadora não garante que o esportivo seja o próximo da Gazoo na lista de lançamentos.
De acordo com a informação, a Toyota já teria pedido de diversas filiais para um carro médio de performance. Se os mercados onde atua estão pedindo por uma opção assim, dificilmente a matriz no Japão recusará. Oficialmente, a empresa diz estar estudando um posicionamento de produto nesse mercado de hatches de alto desempenho.
Em termos visuais, a Gazoo Racing não terá dificuldades em personalizar o Corolla GR, que obviamente terá alterações na suspensão (mais firme), freios e reforço estrutural da plataforma TNGA. Outro ponto é a adição de controles de tração e estabilidade específicos, bem como vetorização de torque para curvar melhor.
Na mecânica, porém, o futuro Toyota Corolla GR ainda é uma incógnita, mas sabe-se que deverá ter entre 250 e 300 cavalos. O motor para isso já existe, sendo o 2.0 Turbo usado pela Lexus que, após preparação, pode deixar o hatch realmente bem nervoso. Soma-se a isso um câmbio manual de seis marchas e opção de automático.
Como deve ser vendido apenas como um hatch, dificilmente o veremos no Brasil, onde o sedã Corolla Prestige deve ser exclusivo na produção, apesar de as unidades de teste serem do dois volumes e meio da Toyota.
[Fonte: Carsales]
© Noticias Automotivas. A notícia Toyota Corolla GR surgirá para peitar VW Golf GTI e Hyundai i30N é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.