Toyota cria flores que reduzem poluição


Empresa investe em tecnologias para diminuir emissão de poluentes

Márcio Murta

Segundo o site Drive, a Toyota desenvolveu duas espécies de flores para serem plantadas em sua fábrica do Prius, no Japão. As novas plantas possuem a função de melhorar as condições atmosféricas da unidade: uma consome o gás nocivo NOx (óxido de nitrogênio) do ar e a outra libera vapor de água, colaborando para a diminuição da temperatura ambiente e fazendo com que menos energia seja gasta pelos aparelhos de ar-condicionado.

As duas inovações, segundo a Toyota, são parte do plano para diminuir os efeitos da emissão de gases nocivos que a própria fábrica emite. Atualmente, as instalações da montadora já contam com painéis solares em seus telhados para gerar energia elétrica, além de fazer utilização de uma tinta especial no exterior das instalações que absorve óxido sulfúrico e óxido de nitrogênio.

Dentro do complexo, parte da iluminação é feita por luz solar refletida do telhado, e as luzes dos banheiros são ligadas e desligadas por meio de um sensor de movimento. Desde 1990, a fábrica já conseguiu reduzir suas emissões de CO2 em 55%, segundo o site. No dia da árvore (21/9), a Toyota distribuiu 120 000 mudas de árvores em São Paulo, de modo a exibir suas políticas ecológicas.

Fonte: Terra Carro Online