Toyota e BMW vão desenvolver motores híbridos em parceria


foto de Divulgação

Acordo deve ser oficializado esta semana

A japonesa Toyota está prestes a fornecer sistemas de motorização híbrida e de célula de combustível a hidrogênio à alemã BMW, como parte da parceria firmada entre as empresas em dezembro último.
Para a Toyota, a iniciativa pode ser vantajosa, visto que conseguiria fabricar volumes maiores e, assim, reduzir os custos do seu sistema híbrido (que ficou famoso pela sua implantação no Toyota Prius). Sem contar que melhoraria sua imagem ao se juntar à marca de luxo.

O acordo deve ser oficializado ainda nesta semana pelos presidentes das companhias: Akio Toyoda, da Toyota, e Norbert Reithofer, da BMW. Em dezembro, quando deram o primeiro passo para a parceria, foi anunciado que a marca alemã forneceria motores diesel para veículos da japonesa vendidos na Europa a partir de 2014. Em troca, a Toyota produziria com a BMW a próxima geração de baterias íon-lítio a serem usados nos híbridos desta última. Em março, um acordo para desenvolvimento de novas tecnologias em baterias foi assinado e as próprias montadoras deixaram claro que viriam trabalhar em novas tecnologias juntas.

Ricardo Panessa

Fonte: Auto Estrada