Toyota exibe conceito de táxi híbrido para rodar em Tóquio

 Protótipo é aprimorado dois anos após sua primeira aparição e traz carroceria alta e portas traseiras corrediças
Por Alessandro Reis
A Toyota se antecipou e mostrou antes do Salão de Tóquio Japão, que abre as portas ao público nesta sexta 30 e vai até 8 de novembro, a nova versão do carro-conceito JPN, dois anos após ser exibido pela primeira vez, no mesmo evento automotivo.
Ainda em desenvolvimento, trem de força combina motores a GLP e elétrico
Dessa vez, o protótipo aparenta estar bem próximo do modelo definitivo, de produção seriada, e a ideia é substituir em um futuro próximo a frota atual de táxis na capital japonesa, formada por unidades antigas do sedã Crown, da própria Toyota.
As formas do JPN são fortemente inspiradas no TX5 do serviço de táxi de Londres, no Reino Unido, trazendo proporções típicas de minivans, com teto alto e portas traseiras corrediças, para facilitar o acesso dos passageiros – o modelo usado na Inglaterra conta com portas de trás do tipo “suicida”, abertas no sentido oposto ao das dianteiras. Como no táxi londrino, a carroceria exibe pintura preta.
Enquanto o novo TX5 traz propulsão híbrida, combinando motores elétrico e a gasolina, o táxi da Toyota seguirá caminho semelhante, adotando propulsores a GLP gás liquefeito de petróleo e elétrico para oferecer baixas emissões de poluentes e boa autonomia. Esse trem de força ainda está em desenvolvimento, informa a montadora japonesa.
Fonte: Auto Estrada