Toyota faz parceria com Tesla por elétricos


Marcas reativarão fábrica na Califórnia para novos projetos

Da redação

Sem fazer muito alarde, a Toyota anunciou uma importante parceria com a montadora americana de veículos elétricos Tesla. A união vislumbra a criação de um novo modelo elétrico para a marca japonesa, construído pela novata. Para isso, a Tesla adquirirá a Nummi (New United Motor Manifacturing), unidade de fabricação na Califórnia que pertencia à Toyota e GM e que foi fechada no início de abril, após a americana abandonar o negócio por problemas financeiros.

A Toyota fará um investimento de US$ 50 milhões no projeto, enquanto a Tesla corresponderá transferindo parte de suas ações para o grupo japonês. O contrato é vantajoso para ambos os lados, já que a Tesla encontrava dificuldades para financiar seus projetos de elétricos esportivos, e a Toyota há muito procurava empresas com conhecimento avançado em tecnologia híbrida e elétrica.

A parceria inclui a possibilidade de novos carros serem desenvolvidos em conjunto pelas marcas, embora nenhuma das partes tenha dado informações sobre esses projetos.

Fonte: Auto Esporte