Toyota prevê alta de 6% nas vendas em 2010, para 8,27 mi de veículos


da Reuters, em Tóquio
da Folha Online

A montadora japonesa Toyota informou nesta terça-feira que espera que as vendas no grupo em 2010 cresçam 6%, para 8,27 milhões de unidades.

Se confirmado, o número daria uma relativa folga à montadora japonesa na liderança global entre as fabricantes de carros, à frente da alemã Volkswagen e da norte-americana GM (General Motors).

Excluindo as unidades Daihatsu Motor e Hino Motors, a Toyota prevê vender 7,4 milhões de veículos no mundo neste ano, também um avanço de 6%, segundo comunicado da montadora.

No mês pássado, a empresa anunciou planos de reduzir custos de compras de peças em cerca de 30% nos próximos três anos para ajudar a voltar à lucratividade. O porta-voz da Toyota, Takanori Yokoi, disse que a empresa fez “várias sugestões incluindo redução de custos” a fornecedores, mas preferiu não dar mais detalhes.

O pedido da Toyota para queda de 30% nos custos –a maior redução em 10 anos– acontece enquanto a montadora tenta melhorar sua competitividade de preço nos mercados emergentes, segundo reportagem do jornal “Asahi” à época. Para o jornal, as preocupações sobre o contínuo fortalecimento do iene também estão por trás da medida.

Fonte: Folha Online