Toyota usa melhores práticas dos EUA em concessionários da AL

 Montadora usou exemplos de concorrentes citados pela Automotive NewsREDAÇÃO ABAo ler uma edição especial da revista americana Automotive News sobre exemplos de melhores práticas adotadas por concessionários de diversas marcas nos Estados Unidos, Steve St. Angelo, CEO da Toyota América Latina, ficou inspirado em introduzir algumas dessas ações na rede da marca na região. Segundo entrevista do executivo à publicação divulgada na segunda-feira, 30, todos os distribuidores latino-americanos da Toyota foram requisitados a ler o suplemento de 48 páginas, para adotar uma ideia e adaptá-la às condições locais. Ao todo, foram adotadas 400 práticas, todas adaptadas de concessionárias americanas de fabricantes concorrentes nenhuma podia ser da própria Toyota. No último dia 18 de novembro, em Tóquio, Japão, St. Angelo premiou as 10 melhores iniciativas, as que geraram mais resultados. Os concessionários finalistas implantaram em suas lojas programas de melhoria com objetivos diversificados, que cobrem iniciativas como novos centros de entrega de veículos, projetos de caridade, geração própria de energia solar e pacotes especiais de acessórios. Os 10 melhores distribuidores premiados estão instalados em nove países da América Latina, dois são da Nicarágua, apenas um é do Brasil e os demais são da Argentina, Colômbia, Peru, Guatemala, Bolívia, Costa Rica e Paraguai. A inspiração de cada ação adotada veio de concessionárias nos Estados Unidos da Hyundai, Nissan, Buick, Porsche, Ford, Chevrolet, Honda, Volvo, Cadillac, Lincoln e Infiniti, todas marcas concorrentes da Toyota. “Nós podemos aprender entre nós, mas também aprendemos com nossos concorrentes. Eu quero que continuemos humildes para perceber que sempre há uma maneira diferente e melhor de fazer as coisas”, disse St. Angelo à Automotive News. Veja abaixo a lista dos dez concessionários Toyota premiados e quais foram as ações implementadas: • Federico SA, Buenos Aires, Argentina Novo centro de entrega de veículos e parcerias com restaurantes, lojas de roupa e eletrônicos para presentear os clientes com vale-brindes Inspiração: Burns Hyundai, Marlton, Nova Jersey • Toyosa SA, Santa Cruz, Bolívia Oferta de modelos personificados para clientes agricultores Inspiração: Grubbs Nissan, Bedford, Texas• Sulpar, Curitiba, Brasil Aumentou a rentabilidade com pacote especial de acessórios Inspiração: Garber Buick, Saginaw, Michigan• Vehicaldas, Manizales, Colômbia Organizar corridas offroad para clientes Inspiração: Hoffman Porsche, East Hartford, Connecticut• Purdy Motor SA, São José, Costa Rica Remodelou o showroom para melhorar a experiência de entrega do carro ao cliente Inspiração: Bozard Ford-Lincoln, St. Augustine, Flórida• Confino Stahl Y Compania, Rio Honda, Guatemala Melhorou a identificação visual da loja, fez parcerias com restaurantes locais e tornou-se uma loja mais receptiva a receber crianças Inspiração: Matick Chevrolet, Redford Township, Michigan• Auto Nica, Managua, Nicarágua Reduziu custos de energia ao instalar painéis no telhado para captação de energia solar, que supre 90% do consumo diário Inspiração: Rossi Honda, Vineland, Nova Jersey• Casa Pellas, Esteli, Nicarágua Organização de comboios de caridade para levar mantimentos e roupas para comunidades carentes em áreas isoladas do país Inspiração: George Nahas Chevrolet, Wildwood, Flórida• Toyotoshi, Assunção, Paraguai Melhorou a qualidade do banco de dados dos clientes e o retorno a eles Inspiração: Ed Kenley Ford, Layton, Utah• Autonorte, Tarapoto, Peru Melhorou o negócio de serviços com campanhas de diagnóstico preventivo Inspiração: Rickenbaugh Automotive Group, Denver
Fonte: Automotive Business