Toyota vai equipar carro híbrido com painéis solares

Toyota Prius atual-foto divulgação
Equipamentos serão instalados em algumas unidades do novo Prius, no Japão.
Especialistas dizem que energia solar não é solução viável para acionar carros.

Da Reuters

A Toyota planeja instalar painéis solares em alguns híbridos Prius na próxima reformulação da linha, respondendo à crescente demanda por automóveis “ecológicos” em meio à alta recorde nos preços do petróleo, disse uma fonte informada sobre o assunto nesta segunda-feira (07).

Os painéis, fornecidos pela Kyocera, seriam capazes de fornecer energia para acionar parte do sistema de ar condicionado de algumas das versões mais sofisticadas do Prius, um modelo que combina motores elétricos e a gasolina.

“É mais um gesto simbólico”, disse a fonte, que pediu que seu nome não fosse revelado. “É difícil acionar muito mais que isso com energia solar.” A Toyota deve lançar seu Prius de terceira geração no ano que vem.

As grandes montadoras de automóveis estão na corrida para desenvolver soluções alternativas ao uso de combustíveis fósseis, em um esforço por demonstrar conscientização ecológica e satisfazer os clientes que desejam gastar menos com combustível.

Mas a energia solar não é considerada solução viável para acionar carros. Painéis solares são caros devido à elevação nos preços do silício, e armazenar a energia é difícil, disse a fonte. Não se sabe ainda quanto custariam os painéis solares que equiparão o Prius, ou quantas versões equipadas com eles serão construídas pela Toyota.

Um porta-voz da Toyota se recusou a comentar, afirmando que a empresa não discute planos para futuros produtos.

Outras tentativas

A Mazda Motor ofereceu por um breve período painéis solares como opcionais em dois modelos, o Eunos 800 e o Sentia, no começo dos anos 90, para ventilar os carros quando estacionados em dias quentes de verão. O opcional era caro e não ganhou popularidade, e foi eliminada alguns anos mais tarde.

Kentaro Endo, diretor do Ministério de Economia, Comércio e Indústria do Japão e especialista em energia renovável, disse que a aplicação da energia solar em veículos era severamente limitada.

“Mesmo que você cubra o telhado de uma casa de painéis solares só obtém energia suficiente para acionar dois secadores de cabelos”, ele disse.

“A idéia é interessante, mas seria difícil acionar todo um carro, mesmo com os mais recentes avanços tecnológicos”, acrescentou.

Fonte: G1 Globo Online