Toyota, VW e Ford são marcas que mais vendem

Ranking de vendas no mundo por marcas
Apesar de queda acentuada, japonesa se mantém líder; Hyundai não supera Ford

da Redação

A estabilidade nas vendas mundiais da Volkswagen, que registrou queda de apenas 0,5% (em boa parte graças aos mercados emergentes, como o brasileiro), garantiu a segunda posição no ranking de vendas no mundo na metade do ano. Entre os dez maiores mercados, as quedas mais acentuadas foram de Chevrolet (29,1%), Toyota (27,5%) e Renault (23%).

Apesar da queda de 1 milhão de veículos, a Toyota continua no topo da lista, com 2.469.932 unidades comercializadas no primeiro semestre deste ano.

No terceiro lugar aparece a Ford, que, ao contrário do que alardeava em comercial o grupo Hyundai-Caoa no Brasil, não foi ultrapassada pela Hyundai. A marca coreana aparece apenas em sétima colocação, com um crescimento de 1,9% nos seis primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2008. Os dados são da Jato Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de dados automotivos no mundo.

A menção à suposta superação da Kia pela Hyundai já causou polêmica nas últimas semanas. Quando afirmou, em anúncio, que a Hyundai ultrapassara a Ford, o importador brasileiro valeu-se dos números de vendas do grupo Hyundai-Kia Motors Automotive (Hyundai e Kia na Coreia do Sul pertencem ao mesmo conglomerado), enquanto o ranking é dividido em marcas. Esse anúncio levou inclusive a Kia do Brasil a impetrar medida liminar junto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Por países

Os dados do primeiro semestre demonstram que 2009 teve um primeiro semestre atípico, com fortes quedas nos EUA (32,1%), no Japão (32,6%) e na Rússia (57,8%), que foi ultrapassada pelo Brasil (leia aqui). Por outro lado, a Alemanha, maior mercado europeu, teve um aumento substancial (21,3%) e a França passou a ser o segundo maior mercado europeu, superando a Itália e a Grã-Bretanha. Os números incluem comerciais pesados.

Abaixo: Ranking de vendas no mundo, por marca

Fonte: Interpress Motor