Tucson nacional, só no anúncio

Hyundai Tucson
Chegada da versão brasileira deve acontecer apenas em 2010

Lucas Litvay

Se você é patriota e está empolgado com a possibilidade de comprar um Hyundai Tucson nacional, terá de esperar um pouco, apesar da grande divulgação que a marca já faz do produto. “Made in Brazil”. É com esse slogan em inglês (e com letras garrafais) que a Hyundai vem anunciando o Tucson em jornais. Não seria nada de mais se o modelo à venda nas concessionárias realmente se tratasse de um carro nacional. Ainda não é.

Autoesporte entrou em contato com cinco revendas na Grande São Paulo para tirar essa dúvida. Em todas, os lojistas informaram que as unidades disponíveis eram coreanas. “A propaganda realmente dá a impressão que o carro é nacional”, afirma um vendedor da Caoa João Dias. A reportagem se passou por cliente em busca de informações. E elas foram confusas, por isso omitiremos os nomes dos vendedores.

“O Tucson nacional chega no primeiro semestre”, afirma uma vendedora da Caoa de Osasco (SP). “Ele chega em 1º de janeiro”, diz, taxativo, um vendedor da concessionária Caoa do bairro do Itaim. Já um comerciante de Santo André (SP) é menos específico: “É no primeiro semestre, provavelmente entre fevereiro e março”.

Se com a data a confusão é geral, há unanimidade em relação a esperar ou não pelo Tucson nacional. “Não tem motivo em esperar o modelo feito no Brasil”, diz um deles. “Os preços não serão reduzidos”. “O Tucson brasileiro será igualzinho ao Tucson coreano”, afirma outro. Para ele, o custo das peças vai diminuir com a produção nacional. “As peças vão ser nacionais”. Já uma representante a Caoa de Osasco, informa o contrário: “As peças continuarão sendo importadas da Coreia.”

A Hyundai informa que o Tucson será produzido no Brasil (na fábrica de Anápolis, em Goiás) e exportado para o mundo. A data da chegada do modelo nacional ainda não foi confirmada, mas a expectativa era para novembro ou dezembro. Portanto, apesar do slogan “Made in Brazil” dos anúncios, os modelos disponíveis ainda são importados. Nacional mesmo, só a caminhonete HR, sucesso no segmento comercial. Na Coreia do Sul, o atual Tucson deixou de ser fabricado. Em seu lugar é feito o recém-lançado utilitário esportivo ix35, que chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem

Fonte: Auto Esporte