Um em cada cinco motoristas americanos pensa em ter um carro elétrico

Tesla Model S (Foto: Divulgação)

Quem diria que nos Estados Unidos, terra da gasolina barata e dos motores possantes, os carros elétricos iriam encontrar seu público.  De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Automobilística Americana (AAA), um em cada 5 motoristas pretendem comprar um carro híbrido ou elétrico na próxima vez que trocarem de carro.

A mesma pesquisa ainda mostra que o mercado para veículos eletrificados cresceu no último ano,e as projeções para 2019 são ainda mais otimistas: 20% dos motoristas (o equivalente a 50 milhões americanos) pretendem comprar um movido a eletricidade na sua próxima compra de veículo, frente aos 15% que apontaram essa intenção em 2017.

Greg Brannon, diretor de engenharia automotiva da AAA, disse que os custos mais baixos e a tecnologia embarcada dos carros elétricos estão entre os fatores que mais encaram motoristas no momento da escolha: “Embora a preocupação com o meio ambiente ainda seja um grande motivador, a AAA descobriu que os motoristas norte-americanos também são atraídos pelos menores custos a longo prazo e recursos tecnológicos avançados que muitos desses veículos oferecem”.

 

Chevrolet Bolt (Foto: Gustavo Maffei)

 

Os consumidores, no entanto, ainda sentem insegurança em relação à infraestrutura de recarga. Motivos como ausência de postos de carregamento e o medo do descarregamento da bateria durante o percurso preocupam de 63% e 58% dos consumidores, respectivamente. Mas a autonomia da bateria não é a única preocupação dos motoristas. De acordo com a AAA, índices de acidentes e confiabilidade no veículos também têm sido um agente classificatório na decisão pelos elétricos ou híbridos.

Além disso, a tecnologia embarcada e os sistemas avançados de segurança presente nesses carros, como sistema de frenagem regenerativa e sistemas semi-autônomos de condução  também tem motivado o interesse por esses modelos. Essa foi a resposta de 60% dos entrevistados.

A infraestrutura para as cidades receberem esse tipo de veículo é o “empurrão” necessário para que essas novas tencnologias sejam disseminadas. Para vencer esse desafio, as próprias fabricantes de veículos tem investido. A alemã Volkswagen, por exemplo, anunciou que irá promover a instalação de mais de 100 postos de carregamento por 34 estados do país.