up! TSI chega para mudar tudo

 Primeiro motor turbo com injeção direta fabricado no Brasil abre uma nova era em termos de desempenho e sustentabilidade para a indústria nacional
Por Jorge Meditsch

 

 

 

A novidade está na tampa traseira preta e debaixo do capô. E não é pouca. Com a nova linha up! TSI a Volkswagen está inaugurando uma nova era no Brasil no que diz respeito a motores. De repente, tudo o que era e é feito aqui ficou antigo.

O up! é oferecido agora com um novo motor 1.0 turbo, multicombustível e com injeção direta. Produzido na fábrica de motores da VW em São Carlos, interior de São Paulo, o novo motor está alinhado com o que há de mais moderno e avançado no mundo quanto a motores de combustão interna.
Em termos práticos, a nova motorização deu ao up! uma agilidade inusitada para carros da sua categoria. Empurrado pelo torque de 16,8 kgfm, o carrinho chega a 100 km/h em 9,1 segundos com etanol no tanque e responde sem vacilar ao acelerador em retomadas e ultrapassagens, sem requerer muito trabalho com troca de marchas: o torque máximo chega já a 1.500 rpm e garante a elasticidade do motor. A velocidade máxima é de 184 km/h.
Se, na versão com motor aspirado, o up! já se mostrava um carro muito agradável de dirigir, agora é também bastante divertido. A suspensão recalibrada para o novo desempenho e a direção elétrica contribuem para isso e o sistema de freios, redimensionado, traz agora conjugado um sistema de controle de tração, bastante conveniente dado o torque elevado para o peso do carro – experimentamos num trecho molhado, forçando a arrancada e ele funcionou muito bem, impedindo que as rodas deslizassem em falso.
Nada de nicho
A Volkswagen poderia ter deixado o up! TSI ainda mais nervoso, mas optou por enfatizar o lado sustentável da nova motorização, adotando uma relação mais alongada no diferencial. As relações das marchas não foram mudadas, são as mesmas dos modelos aspirados. O resultado é que, mesmo com um desempenho bastante superior, o novo up! TSI tem consumo e emissões muito abaixo da média de todos os carros nacionais. Pelos parâmetros do INMETRO, ele pode rodar até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada com gasolina e, com etanol andar 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Ao contrário do que costuma ocorrer na prática, em nosso primeiro contato com o carro, num percurso predominantemente rodoviário, a média de consumo com gasolina, foi melhor que a levantada pelo INMETRO em laboratório: sem preocupação com a economia, chegamos a andar mais de 17 km/l.
A chegada do up! TSI já era aguardada há algum tempo, mas todas as especulações em torno do carro falavam do speed up!, uma versão com toques esportivos, de série limitada. A Volkswagen, no entanto, surpreendeu a maioria dos jornalistas especializados disponibilizando o novo motor em praticamente toda a linha up!, uma atitude bastante coerente do ponto de vista econômico, pois viabiliza sua fabricação em maior quantidade e, consequentemente, com custo menor. Embor
Fonte: Auto Estrada