Urban Luxury: o inédito lado família da Cadillac

Cadillac Urban Luxury Concept
Carsale – Famosa por seus imponentes e luxuosos sedãs e utilitários, a Cadillac largou a tradição de lado no Salão de Los Angeles para mostrar seu mais novo e revolucionário conceito: o Urban Luxury. O protótipo de monovolume compacto propõe uma solução urbana, pacífica ao meio ambiente e que promete muito espaço interno e luxo em dimensões bem reduzidas – são 3,85 metros de comprimento, por 1,73 m de largura e 1,46 m de altura. Como acontece em quase todo estudo de carro, o Urban Luxury apela para um visual marcante e de soluções futuristas ou incomuns.

As portas, por exemplo, são do tipo tesoura e se abrem verticalmente. Já os faróis e lanternas – também verticais – usam leds. E o teto forma uma peça única com o para-brisas, num arco que se prolonga pelo capô até a enorme grade frontal. As linhas, em geral, são diferentes de quase tudo que se vê nos mercados e salões, com os traços geométricos característicos da Cadillac, só que na inédita forma de minivan. Por dentro, o destaque é o console central, que se estica até o porta-malas, por entre os quatro bancos individuais. O painel tem ainda uma tela sensível ao toque.

Outra inovação no Urban Luxury é a motorização pequena. O conceito usa um bloco 1.0 litro de três cilindros e um sistema elétrico auxiliar não especificado pela marca da limousine presidencial de Barack Obama. O propulsor é gerenciado por um câmbio de dupla embreagem e associado aos sistemas de regeneração da energia de frenagem e Start/Stop, que desliga o motor em paradas curtas para economizar combustível. A Cadillac não divulgou números de desempenho, mas afirma que o bloco entrega um consumo baixo de 23,8 km por litro na cidade e de até 27,6 km/l na estrada.

Fonte: Carsale