“Consideramos a nacionalização do ABS um passo importante para a segurança veicular ativa. Ele já é utilizado em larga escala em vários países”, afirma Bernd Schemer, vice-presidente da unidade Chassis Systems Control da Bosch na América Latina. No Brasil a taxa de instalação é baixa, mas crescente. Pesquisa da Bosch indica que 15% dos veículos novos licenciados no Brasil de janeiro a dezembro de 2007 tinham freios ABS – um crescimento de dois pontos percentuais em relação ao número apurado no mesmo período de 2006 (13%). Em 2003 essa taxa era de apenas 6%. “Esse aumento significa um volume adicional de 100 mil carros com ABS no mercado” – analisa Carlo Gibran, gerente de marketing da unidade Chassis Systems Control. A pesquisa realizada pela Bosch mostra que o maior crescimento na taxa de instalação do ABS é verificado no segmento de veículos compactos (hatches e médios), que atingiu 48% em 2007 contra 42% em 2006. Nos segmentos de sedãs grandes, premium e luxo o ABS já se tornou um equipamento de segurança essencial para todos os novos veículos. Em contraste com este crescimento está o segmento de veículos pequenos e populares: apesar de representarem cerca de 82% das vendas de automóveis no Brasil, apenas 3% estavam equipados com ABS em 2007 (24 de setembro).
Fonte: Automotive Business
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