Vencedores e vencidos


Alguns modelos encolheram sua vantagem na liderança em relação a 2008

Texto: Fernando Calmon

Mais consolidações do que mudanças nas primeiras posições foram observadas nas 15 segmentações do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, organizadas pela coluna, com referência a 2009. Na realidade, só um modelo conquistou a liderança no ano passado. O Corolla conseguiu desbancar a posição do Civic, perdida em 2007, conforme o previsto, pois o novo City acabou tomando compradores do médio-compacto da Honda em típica canibalização. Ainda na mesma faixa, a boa aceitação do Hyundai i30 só não o colocou em posição superior porque às vendas se iniciaram no último trimestre. Entre os compactos, principal segmento, o C3 apenas com a versão hatch superou o Polo hatch/sedã.

Alguns modelos encolheram sua vantagem na liderança em relação a 2008: Omega, Mercedes S/CL, Palio Weekend e Mercedes SLK. Outros, como a Mégane Grand Tour e a Strada, aumentaram. Entre picapes pequenas, a nova Saveiro nem ao menos passou a Montana.

O ranking de Alta Roda é diferente daqueles criados pelas fábricas apenas para fins publicitários. Um exemplo é a Hilux que a Toyota trombeteia como líder “absoluta” na sua categoria. Subsegmentar (tipo de motor ou cabine) tornou-se truque bem conhecido.

Nos dados a seguir, compilados por Paulo Garbossa, da ADK, estão apenas os principais competidores de cada segmento. A fonte de pesquisa são os emplacamentos (Renavam). Por falta de representatividade de volume e/ou modelos suprimiram-se stations e picapes grandes, além de multivans.

Compactos: Gol/Voyage, 20,7%; Palio/Siena, 17%; Celta/Prisma, 10,7%; Corsa hatch/sedã/Classic, 9,2%; Uno, 8,9%; Fox, 6,9%; Fiesta hatch/sedã, 6,1%; Ka, 4,5%; Logan/Sandero, 4,2%; 206/207 hatch/sedã, 2,9%; Punto/Linea, 2,2%; C3, 1,8%; Polo hatch/sedã, 1,7%. Gol/Voyage continuam a avançar.

Médios-compactos: Corolla, 17%; Civic, 16%; Vectra hatch/sedã, 11%; Astra hatch/sedã, 11%; Golf/Bora/Jetta, 10%; Focus hatch/sedã, 8%; C4 hatch/sedã, 7%; 307 hatch/sedã, 4,6%; i30, 4,3%. Corolla, finalmente, líder.

Médios-grandes: Fusion, 36%; Azera, 27%; Mercedes C/CLC, 10%; BMW3, 8%; Passat, 4,3%; Accord, 4,1%. Novo Fusion reagiu bem.

Grandes: Omega, 33%; Classe E, 21%; BMW5/6, 14%. Novo Classe E apertou o Omega.

Topo: Mercedes S/CL, 27%; BMW 7, 24%; Jaguar XJ, 21. BMW ameaça Mercedes.

Stations pequenas: Palio, 47%; SpaceFox, 35%; 207 SW, 9%. Palio Weekend já esteve mais folgada.

Stations médias: Mégane, 51%; Jetta, 23%; Passat, 12%. Mégane Grand Tour tranquila.

Monovolumes pequenos: Fit, 41%; Meriva, 28%; Idea, 24%. Fit ainda bem firme.

Monovolumes médios: Picasso/C4, 44%; Zafira, 34%; Scénic, 9%. Líder aumenta vantagem.

Picapes pequenas: Strada, 55%; Montana, 21%; Saveiro, 18%. Strada sem ameaças.

Picapes médias: S10, 35%; Hilux, 27%; L200/Triton, 18%. S10, como sempre.

Utilitários esporte pequenos: EcoSport, 39%; Tucson, 26%; CR-V, 10%. Tucson incomoda o líder.

Utilitários esporte médios: Captiva, 31%; Santa Fe, 18%; Pajero Sport 13%. Captiva se firma.

Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 31%; Veracruz, 21%; Range Rover, 8%. Líder consolidado.

Esporte: Mercedes SLK, 39%; Boxster/Cayman, 13,3%; 911, 12,8%. Porsches ganharam espaço.

Fonte: WebMotors