Venda de carros na China cresce em abril para 1,15 milhão

Publicidade
da Folha Online

As vendas de veículos na China podem ter batido um novo recorde em abril, ao atingir o número de 1,15 milhão de unidades comercializadas. Segundo dados da CAAM (Associação de Fabricantes de Veículos chinesa, na sigla em inglês), a alta é reflexo dos pacotes do governo para incentivar o setor.

A agência de notícias estatal Xinhua cita que os números ainda serão conferidos pelo governo, e os dados oficiais só devem ser divulgados na segunda-feira (11). Ainda assim, a CAAM informa que abril registrou o quinto mês de alta consecutiva nas vendas.

Em março, as vendas haviam crescido 5%, para 1,11 milhão de unidades.

Em 2009, o governo chinês reduziu pela metade os impostos a vendas de veículos pequenos e anunciou um subsídio de 5 bilhões de iuanes (US$ 731 milhões) para financiar o consumo de carros.

A medida é aplicada depois de as vendas de veículos no ano passado no país asiático crescerem ao nível mais baixo em uma década, 6,7%, para 9,38 milhões de unidades.

“A alta das vendas mostrou que as políticas de estímulo tiveram grande efeito e elevaram a confiança do consumidor”, afirmou Huang Yonghe, especialista do centro de pesquisa automotiva chinês.

Segundo especialistas, o mercado automotivo chinês é um dos que têm um maior potencial em meio à crise global, graças às políticas de estímulo aplicadas pelo governo nesse e em outros setores.

Fonte: Folha Online