Em 2007, mercado movimentou R$ 7,5 bilhões
Do G1, em São Paulo, com informações do Jornal da Globo
O consumidor brasileiro está ficando mais confiante na hora de comprar pela internet, mesmo quando se trata de um produto caro como automóveis. A venda de carros pela rede de computadores virou um negócio bilionário e já triplicou o seu volume. Isso ajuda o mercado de veículos a bater recorde em cima de recorde. Em 2002, a venda de veículos pela web movimentou R$ 2,9 bilhões. No ano passado, foram R$ 7,5 bilhões. Para este ano, a expectativa é que os negócios fechados ultrapassem R$ 9 bilhões. Mas é precisar tomar alguns cuidados.
Para o consultor de tecnologia Rogério Leme, negociar carros pela internet não é novidade. “A primeira vez foi há seis ou sete anos. E já vendi dois carros e uma moto”, contabiliza.
O analista de mercado Bruno Tuzzolo está vendendo um carro a gasolina, prata, com 110 mil km rodados. “Veio uma pessoa no sábado, deu uma olhada. Não vendi ainda, mas está funcionando”, diz.
O consultor de negócios pela internet, Daniel Domeneghetti, afirma que tudo fica mais fácil. Basta abrir a internet. “O usuário tem o benefício de pesquisar na rede. Faz uma pesquisa rica, compara preço. Compara condições comerciais, escolhe o modelo, se aprofunda no que ele quer, e, na hora de comprar, quando definiu o vendedor, ele vai à concessionária”, afirma.
Segundo Domeneghetti, as vendas fechadas pela internet – em que o consumidor só vê o carro na entrega – representam apenas 8% dos casos, e só para os 0 km. Isso porque as montadoras e concessionárias não costumam oferecer a opção de venda exclusivamente à distância.
Outro motivo é que, para o brasileiro, não basta ver o carro que está comprando numa fotografia. É preciso tocar, abrir a porta para sentir o cheiro principalmente se for carro novo.
Dicas
Mas a internet também ajuda o consumidor exigente e aumenta as opções de escolha. Para procurar um ambiente seguro, porém, é necessário seguir algumas regras úteis. O primeiro passo é escolher lojas eletrônicas que já funcionem há alguns anos. Quanto mais carros anunciados em classificados virtuais melhor, pois significa que mais pessoas acreditam no serviço.
Observe se grandes montadoras anunciam no site. Se elas confiam no vendedor, você está mais seguro.
No entanto, nunca faça o pagamento antes de ver o carro de perto, e só feche a operação no ponto de venda.
Fonte: G1 Globo Online