Venda de importados tem nova queda, mas participação no mercado cresce

Segundo mês do ano tem 7.185 emplacamentos contra 8.617 de janeiro. Participação sobe de 2,91% para 3,23%

da Redação

Os importados não passam por um bom momento no Brasil. Desde que os carros fabricados fora do país foram sobretaxados com um IPI ainda maior, a sua participação só caiu. Mas, aos poucos, o cenário começa a melhorar. A Abeiva, associação que reúne as marcas importadoras, divulgou recentemente os números de venda de seus afiliados em fevereiro deste ano. Os dados até registraram queda em relação a janeiro, entretanto, a participação dos importados cresceu. Foram 7.185 exemplares vendidos, contra 8.617 em janeiro, uma retração de 16,7%.

Contudo, já que o mercado como um todo caiu mais de 30%, a parcela representada pelos estrangeiros subiu de 2,91% para 3,23%. Mesmo assim, os dados são negativos quando comparados com o mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2012 foram 10.427 unidades vendidas, número bem superior ao atual.

A sul-coreana Kia se mantém como a importada mais vendida, com 28,9% de participação entre os estrangeiros. Ela é seguida pela chinesa JAC Motors, que tem 20,4%, e pela britânica Land Rover, que acumula 7,8% dos emplacamentos.

Fonte: UOL Carro Online