Venda de usados deve crescer até 4%

Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC

Ao contrário do que acontece com setor de carros zero quilômetro, em que janeiro é considerado o pior mês do ano para vendas, para as revendedoras de veículos e motos semi-novas esta é uma das melhores épocas para se fechar negócio.

De acordo com a Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo), a comercialização de usados deve crescer entre 2% e 4% neste mês em comparação com dezembro do ano passado.

“Historicamente janeiro é melhor que dezembro. As pessoas esperam passar a euforia do fim do ano, quitam as dívidas e aproveitam o 13º salário para investir no semi-novo”, afirma o presidente da Assovesp George Assad Chahade.

Ele conta que nesta época o estoque de usados é maior, aumentando as possibilidades de escolha. O motivo, segundo ele, é que muitos clientes trocam usados por novos em dezembro.

No mês passado, a associação contabilizou 161.061 carros vendidos no estado. Com a estimativa, devem ser vendidos, em janeiro 167.503.

Além do estoque variado, descontos e facilidade no pagamento atraem clientes. Para Diogo Blanco, gerente da Pollyauto, em São Bernardo, as vendas devem crescer em torno de 30%.

“É acima da média, mas temos a promoção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) pago pela loja porque sabemos que isso pode atrair clientes”, afirma. Em média a loja comercializa 20 carros por mês.

A revendedora Dom Bosco, que fica no Auto Shopping Global, em Santo André, também espera faturar mais neste mês. “Por enquanto só vendemos 15 carros, enquanto nossa média é 40 por mês. Mas, são as duas últimas semanas do mês que decidem. Acho que vamos aumentar as vendas”, afirma o sub-gerente Sandro Rogério Ambrósio.

Apesar do acumulo de contas, como IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), IPVA e contas do fim do ano, o professor José Aparecido de Almeida, decidiu comprar um carro este mês.

“Ainda estou procurando. Apesar de todos os gastos, acho que dá para fazer bom negócio porque os lojistas estão doidos para vender”, conta.

RESULTADO

Em 2007 foram comercializados 1,606 milhão de unidades no estado de São Paulo. O valor é, segundo o balanço divulgado pela Assovesp, 51,8% maior que em 2006. Os carros populares foram os mais procurados no período: 1,136 milhão de negociações durante todo o ano.

Em dezembro do ano passado o crescimento em relação a novembro foi de 1,26%, com 161.061 negócios fechados. Destes, 69,6% foram realizados com veículos de motor 1.0. Os financiamentos, no entanto, caíram em dezembro (59%) em comparação com o mês anterior (79%).

O presidente da Assovesp acredita que o aumento do IOF (Imposto sobre operações financeiras) que incide sobre o financiamento CDC (Crédito Direto ao Consumidor) não vai prejudicar o mercado.

“Ainda é cedo para falar, mas acredito que como a concorrência é grande as lojas e financeiras vão repassar ao consumidor o mínimo possível”, disse Chahade.

Fonte: Diário do Grande ABC